INSERÇÃO DO ENOTURISMO DE EXPERIÊNCIA EM UMA VINÍCOLA FAMILIAR NA SERRA GAÚCHA
Empreendedorismo; Gestão Estratégica; Plano de Negócios; Empresa Familiar; Setor Vitivinícola.
A Serra Gaúcha é uma das regiões brasileiras mais difundidas quando trata-se do enoturismo e turismo de experiência em uma região vitivinícola. Sendo assim, a região possui uma vasta quantidade de vinícolas familiares e muita oferta enoturística nos mais diversos estilos. A Vinhos Foresti é uma vinícola familiar, porém, ainda não oferece nenhuma experiência enoturística dentro de sua propriedade. Contudo, os empreendedores desejam incrementar em seus serviços e receita, a atividade de enoturismo. Dessa forma, surge a seguinte problemática deste estudo: qual a viabilidade de implementação do enoturismo de experiência em uma propriedade vitivinícola familiar na Serra Gaúcha? Assim, surge a contextualização de que o Plano de Negócio intervém como uma estratégia que permite alcançar os objetivos globais a partir das ferramentas que ele usufrui para diagnosticar e posicionar a empresa, portanto como objetivo geral do estudo buscar-se-á apresentar formas de aplicabilidade do Plano de Negócios em situações reais de vinícolas familiares, por meio de um estudo de caso único. Assim, o estudo inicia uma discussão teórico-empírica relacionando gestão estratégica por meio de um Plano de Negócios e Turismo, com a proposição de um desenho de experiência aplicados à realidade da Vinhos Foresti para fomentar a inserção do turismo de experiência na propriedade.