PGTM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E ENG. DE MATERIAIS (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS MANTOVANI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONAS MANTOVANI
DATA : 29/03/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

Avaliação da Influência do uso de Policarbonato/Acrilonitrila-Butadieno-Estireno (PC/ABS) Pós-Consumo oriundo de resíduos de equipamentos elétrico e eletrônicos (REEE) para Fabricação de filamento para Impressão 3D


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) - Reciclagem  - Copolímero Policarbonato / Acrilonitrila-butadieno-estireno (PC/ABS) - Manufatura Aditiva - Filamento impressão 3D.


PÁGINAS: 16
RESUMO:

      Com o grande crescimento na geração de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, legislações mais rigorosas quanto ao seu descarte e o valor agregado desses materiais pós-consumo, incentivam o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem. No entando, a reciclagem dos materiais poliméricos destes residuos ainda precisa superar desafios quanto a degradação do material durante o reprocessamento o que afeta principalmente as propriedades mecânicas e térmicas destes materiais. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a influência da utilização de resíduos de equipamentos elétrico e eletrônicos (REEE) para a produção de filamento para impressão 3D, e analisar às suas propriedades mecânicas e térmicas através das caracterizações. Para este estudo, foram utilizados como resíduos, as carcaças de monitores de computadores CRT e Televisores, compostas pela mistura de PC/ABS (Policarbonato/Acrilonitrilo-Butadieno-Estireno), que é uma combinação geralmente encontrada na parte externa destes equipamentos, por proporcionarem uma boa processabilidade por parte do copolímero ABS (Acrilonitrila-Butadieno-Estireno) e com excelentes propriedades mecânicas, resistência térmica e ao impacto por parte do PC (Policarbonato).

    A principal motivação deste estudo, é analisar qual o percentual de adição de um REEE incorporado ao material virgem, e que seja capaz de manter suas propriedades iniciais, a fim de propor uma nova oportunidade no campo da reciclagem, e assim reduzir a quantidade de descarte incorreto deste tipo de resíduo. Nesse sentido, uma margem de erro é considerada durante a triagem desses materiais pós-consumo, pois geralmente estes materiais reciclados ABS e PC possuem impurezas em sua composição.

      Os resultados apresentados são discutidos em termos de propriedades mecânicas, reológicas e de estruturas destes compostos, permitindo apresentar uma nova visão da relevância deste estudo,  contribuindo com a redução do impacto ambiental através da sua reutilização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1870324 - DOUGLAS ALEXANDRE SIMON
Interno - 1332290 - EDSON LUIZ FRANCISQUETTI
Externo à Instituição - LUIS HENRIQUE ALVES CÂNDIDO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 17:28
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1