DESGASTE DO MATERIAL DE FRICÇÃO: EFEITOS E INTERAÇÕES ENTRE A TEMPERATURA DO FREIO DE SERVIÇO, PRESSÃO DE CONTATO E VELOCIDADE DO VEÍCULO
Desgaste de pastilha, perda de massa, temperatura, pressão, velocidade, análise de variância (ANOVA), projeto de experimentos (DOE)
Normas internacionais e procedimentos de teste de fabricantes de veículos normalmente definem ensaios de desgaste de materiais de atrito baseados em temperatura somente. Este trabalho apresenta uma avaliação combinando differentes tempertaruras, velocidades, e pressões de aplicação pela análise de seus efeitos e interações no desgaste do material de atrito através de ensaios de dinamômetro. Propriedades mecânicas foram avaliadas, onde a resistência ao cisalhamento interno foi a mais afetada. O projeto de experimentos (DoE) 23 demonstrou que a temperatura por si só não foi o principal fator responsável pelo aumento da taxa de desgaste por abrasão. Velocidade (80 km/h) e pressão (3 bar) mais altas, combinadas, promoveram a maior perda de massa (10,8 g) do material de atrito.