Banca de DEFESA: ALEXANDRE ROMAN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE ROMAN
DATA : 17/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Caxias do Sul
TÍTULO:

DESGASTE DO MATERIAL DE FRICÇÃO: EFEITOS E INTERAÇÕES ENTRE A TEMPERATURA DO FREIO DE SERVIÇO, PRESSÃO DE CONTATO E VELOCIDADE DO VEÍCULO


PALAVRAS-CHAVES:

Desgaste de pastilha, perda de massa, temperatura, pressão, velocidade, análise de variância (ANOVA), projeto de experimentos (DOE)


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Normas internacionais e procedimentos de teste de fabricantes de veículos normalmente definem ensaios de desgaste de materiais de atrito baseados em temperatura somente. Este trabalho apresenta uma avaliação combinando differentes tempertaruras, velocidades, e pressões de aplicação pela análise de seus efeitos e interações no desgaste do material de atrito através de ensaios de dinamômetro. Propriedades mecânicas foram avaliadas, onde a resistência ao cisalhamento interno foi a mais afetada. O projeto de experimentos (DoE) 23 demonstrou que a temperatura por si só não foi o principal fator responsável pelo aumento da taxa de desgaste por abrasão. Velocidade (80 km/h) e pressão (3 bar) mais altas, combinadas, promoveram a maior perda de massa (10,8 g) do material de atrito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1997577 - ALEXANDRE LUIS GASPARIN
Interno - 1332290 - EDSON LUIZ FRANCISQUETTI
Interno - 1804846 - JULIANO CANTARELLI TONIOLO
Externo à Instituição - GUILHERME VIEIRA BRAGA LEMOS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 19:16
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1