Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAEL GONÇALVES MULLER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICAEL GONÇALVES MULLER
DATA : 03/10/2022
HORA: 18:30
LOCAL: Campus Feliz (defesa online)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TEORES DE PANOX NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, FÍSICAS E NA REDUÇÃO DE FAÍSCAS DO MATERIAL DE ATRITO APLICADO EM FREIOS AUTOMOTIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

Poliacrilonitrila Oxidada, Pastilha de Freio, Faísca.


PÁGINAS: 19
RESUMO:

Atualmente, diversas pesquisas relacionadas a materiais ligantes, modificadores de atrito e reforços mecânicos veem sendo conduzidas, e também novos estudos relacionados a fibras e cargas funcionais estão sendo explorados na indústria de material de fricção. No entanto, a otimização das propriedades de atrito é uma tarefa complexa visto a elevada performance necessária e a redução dos níveis de desgaste e baixa agressividade ao disco de freio. Estas complexidades aumentam quando fatores como aquecimento do sistema de freio e geração de faíscas durante o processo de frenagem necessitam ser minimizados em função de aplicações severas pelo qual o sistema é submetido. Neste campo, estudos vêm sendo conduzidos a fim de identificar estes fatores e quais materiais podem atenuar ou eliminar a geração de faíscas e, em alguns momentos, a ignição dos materiais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova composição de material de atrito para freios automotivos, com propriedades mecânicas e físicas adequadas à redução de faíscas. Para isso, a fibra poliacrilonitrila oxidada (PANOX) foi adicionada em combinação com os materiais da formulação base do sistema de freio, com variações percentuais equivalentes de 1:1 (amostra S1), 1:2 (amostra S2) e 1:4 (amostra S3) em volume quando comparado com fibra de aramida originalmente utilizada. As matérias primas foram misturadas, após as pastilhas de freio foram prensadas a temperatura média de 140 até 160°C, e uma pressão média entre 180 até 200 bar. Após esta etapa, as amostras permaneceram em tratamento térmico por 8 h a temperatura entre 200 até 230°C. O procedimento de teste FMVSS 121D em sistema de freio a ar com variações de velocidade, pressão e temperatura foi realizado. A pressão de teste teve uma variação de 1,5 a 9 bar obtendo respostas de torque entre 2 a 19 kNm, e avaliadas em temperaturas de 100°C e 300°C. Também foi realizada a análise de faísca gerada nas aplicações. A caracterização das propriedades físicas foi realizada por meio de ensaios de força de cisalhamento interno, compressibilidade e transmissibilidade térmicas. Quando analisados os resultados de torque em função da pressão, em ambas as temperaturas testadas, os resultados foram similares entre a amostra base e a amostra S3. Foi possível verificar que a geração de faísca na amostra S3 foi equivalente ao material base, diferente dos resultados apresentados na amostra S1, apresentando uma tendência de redução da geração de faísca com o acréscimo da fibra PANOX. Além disso, amostras contendo fibra PANOX apresentaram maiores valores para a força de cisalhamento interno, e os valores de compressibilidade aumentaram para a amostra S3. Desta forma, a partir deste estudo preliminar, pode-se perceber que, para a amostra S3, um mesmo percentual de faísca foi gerado, enquanto que ocorreu uma melhora nas propriedades físicas, em relação ao material base.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2383615 - DAIANE ROMANZINI
Interno - 1580090 - ANDRE ZIMMER
Interno - 1997577 - ALEXANDRE LUIS GASPARIN
Notícia cadastrada em: 29/09/2022 14:37
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