AS CONTRIBUIÇÕES DAS BIBLIOTECAS DO IFRS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Educação Profissional e Tecnológica; formação humana integral; biblioteca multinível; bibliotecário.
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e vinculada ao macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. Espera-se compreender como as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem contribuir na formação de seus estudantes, sob a perspectiva da formação humana integral (FHI); identificar o papel das bibliotecas na EPT e conhecer o entendimento dos bibliotecários acerca dos conceitos da EPT. Como produto educacional, pretende-se apresentar um material de sensibilização voltado aos bibliotecários, que verse sobre a EPT e sobre seu papel profissional neste contexto. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa quanto à sua natureza e aplicada quanto à sua finalidade. Quanto a seus objetivos, caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva. Os procedimentos de pesquisa serão variados, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. Serão convidados a participar os bibliotecários do IFRS ativos no momento da pesquisa. Será aplicado um questionário misto, de perguntas abertas e fechadas, via Google Documentos. Como embasamento teórico, a pesquisa apresenta um apanhado geral da história da EPT no Brasil; reflexões sobre FHI, a partir das concepções de Marise Ramos, Maria Ciavatta e Dermeval Saviani; além da recente história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).