FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS SERTÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O/NO TRABALHO PEDAGÓGICO
Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Formação humana integral.
Este estudo está inserido no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e delimita-se na área da Formação de Professores nesta modalidade de ensino. Integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e está atrelado a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Assim, tem como objetivo analisar as especificidades do trabalho pedagógico na EPT, de modo a compreender como deve ser elaborado e/ou organizado o curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados pautado na formação humana. Para tanto, fundamenta-se metodologicamente em uma pesquisa de natureza aplicada, de objetivos exploratórios, descritivos e explicativos, a partir de uma abordagem qualitativa. O lócus de pesquisa será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, especificamente o Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados. A produção de dados dar-se-á pela pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas aos egressos. Almeja-se alcançar a amostra de 20% do total do número de 63 egressos do referido curso, formados com base no Projeto Pedagógico de Curso de 2018. A análise dos dados pautar-se-á no fundamento teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos. A partir dos resultados e da sua análise, pretende-se elaborar um produto educacional que promova a reflexão sobre a importância do curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados alicerçado nos princípios da formação humana, que contribua na elaboração de propostas pedagógicas e que incentive os bacharéis e/ou tecnólogos que pretendem trabalhar ou que trabalham na EPT na busca pela referida formação.