CONSTRUINDO LEGADOS, TECENDO HISTÓRIAS: MESTRE BAUER E A JORNADA MESTRE-APRENDIZ NO CIMOL
Educação profissional e tecnológica. Materialismo histórico-dialético. Cultura material. Relação mestre-aprendiz.
A presente pesquisa objetiva investigar a trajetória histórica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (CIMOL), localizada na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, à luz da teoria do materialismo histórico-dialético. O estudo parte da história da escola, desde sua criação até meados de 2014, com ênfase no papel do “Mestre Bauer”, um dos fundadores do CIMOL, e seu legado como professor e criador do Museu de História da Tecnologia Harald Alberto Bauer. A pesquisa também se propõe a examinar a importância da relação Mestre-Aprendiz e da cultura material da referida escola, verificando se a relação entre Mestre Bauer e seus ex-alunos reflete características da relação entre Mestres Artesãos e Aprendizes. O estudo se baseia em uma pesquisa exploratória de natureza histórica, buscando compreender como fatores socioculturais podem influenciar a constituição de uma educação profissional e tecnológica.