AFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? SUBSÍDIOS PARA O APRIMORAMENTO DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS A PARTIR DA ESCUTA DE INTEGRANTES DOS NAAFS DO IFRS
Ações Afirmativas. Educação Profissional e Tecnológica. Diversidade. Inclusão.
A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais concepções permeiam a atuação dos integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas analisando em que medida repercutem na consolidação das políticas institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tal estudo está vinculado à linha de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede, tendo o IFRS como instituição associada. No tocante à metodologia adotada, caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, incluindo a revisão bibliográfica e análise documental das políticas institucionais que pautam as ações afirmativas no âmbito da rede federal de EPT e, especificamente, no contexto do IFRS. Quanto ao engajamento no estudo, foi realizada a pesquisa participante e incluindo a escuta de integrantes dos Núcleos de ações afirmativas (NAAfs). Tal participação foi realizada mediante a
aplicação de um questionário disponibilizado por meio do google forms. Os dados produzidos foram sistematizados culminando na elaboração de um produto educacional no formato de um Guia subsídios teóricos visando o aprimoramento e/ou redimensionamento das práticas desenvolvidas pelas equipes que compõem os
NAAfs. Além disso, visa inspirar outras iniciativas voltadas à implementação e/ou consolidação das políticas institucionais de ações afirmativas e ações de ensino voltadas à formação inicial e continuada sobre as temáticas afetas núcleo.