RESGATE HISTÓRICO DAS RELAÇÕES CURRICULARES ENTRE OS ENSINOS MÉDIO PROPEDÊUTICO E TÉCNICO NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL
Ensino Médio Integrado. Dualismo Estrutural. Educação Profissional. Marcos Normativos da Educação. História da Educação.
O presente estudo visa resgatar historicamente o ensino médio integrado antes do Decreto nº 2.208/97 e após o Decreto nº 5.154/04 pelo, hoje, Instituto Federal Sul-rio-grandense. Inserido na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), terá como local de pesquisa o IFSul Campus Pelotas. Com base na recuperação histórica dos contextos e orientações normativas vivenciados pela educação profissional nos períodos imediatamente anteriores ao Decreto nº 2.208/97 e nos posteriores ao Decreto nº 5.154/04, analisará as perspectivas de integração curricular vislumbradas pela Instituição nesses dois momentos. Com os elementos proporcionados pela pesquisa realizada, proporá um instrumento destinado a incentivar a análise reflexiva da comunidade acadêmica desse Campus sobre o percurso em Ensino Médio Integrado realizado pela instituição atualmente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório. O percurso metodológico para a coleta e produção dos dados se dará por meio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. As entrevistas serão realizadas com docentes, discentes e servidores(as) que vivenciaram alguma experiência de Ensino Médio Integrado e que tiveram vínculo com a instituição no período que antecedeu ao Decreto nº 2.208/1997, quando se denominava por Cefet RS, bem como no período posterior ao Decreto nº 5.154/2004, após o qual intitulou-se como IFSul. A entrevista tem o propósito de fazer a interlocução sobre os marcos teórico-metodológicos e a realidade empírica, contribuindo assim para atender aos objetivos definidos para a pesquisa. A partir da análise dos dados e das sínteses realizadas, vislumbra-se produzir um documentário compilando as narrativas e memórias dos sujeitos entrevistados, cujas experiências permitam compreender e refletir sobre o percurso em Ensino Médio Integrado realizado pela instituição, de acordo com os marcos temporais estabelecidos. Por meio desse estudo, espera-se contribuir para a reflexão acerca do histórico dualismo que caracteriza o sistema educacional brasileiro e que direciona as políticas voltadas à organização da educação profissional no país. Dessa maneira, a partir do resgate histórico, das memórias e das experiências vividas no âmbito do Ensino Integrado, pretende-se obter elementos que permitam subsidiar a reflexão sobre os retrocessos e avanços ocorridos nessa modalidade de ensino, de modo que se possa indicar a sua importância social, os efeitos à educação profissional pública como parte integrante da educação básica e como um direito de todos os cidadãos.