DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PROEJA
Educação Financeira; Consumismo; Endividamento; Orçamento Familiar.
A presente proposta de pesquisa tem como objetivo principal investigar a
importância da educação financeira na trajetória dos estudantes do PROEJA
(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação
Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), com o propósito de
contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências no gerenciamento
das finanças pessoais e incentivar a prática do consumo consciente. O estudo
aborda a transversalidade entre a educação financeira, cultura do consumo e as
bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para a
investigação será adotada a investigação qualitativa de caráter exploratório, que
consolida a pesquisa educacional através de uma proposta de intervenção
pedagógica. É apresentada pesquisa bibliográfica para evidenciar conceitos e
estruturas que permeiam o campo do comportamento da educação financeira. A
pesquisa será realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, campus
Porto Alegre, com os discentes do curso técnico em administração da modalidade
PROEJA.