CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO: DESAFIOS ÀS COMISSÕES PERMANENTES DO IFRS
Educação Profissional e Tecnológica. Gênero. Gestão. ProfEPT/IFRS. Produto educacional.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), cuja missão é a de ofertar educação profissional, cientifica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, não dispõe de normas de procedimentos para o enfrentamento a situações excepcionais ao cotidiano, principalmente em momentos tão adversos, a exemplo da pandemia vivenciada pela transmissão do vírus Sars-CoV-2 e do trabalho remoto. Essa situação expôs um fator que, no transcurso normal do dia a dia, não havia possibilidade de se verificar: a sobrecarga que as mulheres enfrentaram em relação às atividades que envolvem as tarefas de casa, os cuidados familiares, as obrigações laborais. E, em especial, observou-se a assimetria da representação feminina nos lugares de decisão no IFRS. Com base no exposto, compreende-se importante a discussão e possíveis encaminhamentos de ações que prevejam uma relação mais equânime na distribuição dos cargos de gestão e, consequentemente, a compreensão efetiva da necessidade de as mulheres terem espaço em posição institucional decisória. Nosso objetivo com este projeto de pesquisa será o de analisar as fragilidades reveladas às relações de gênero nos quadros funcionais efetivos da Instituição. Na sequência, indicar possíveis ações institucionais que estabeleçam o equilíbrio por meio da participação das mulheres na gestão institucional, cujas condições de gênero é mais um dos fatores determinantes de desigualdade social. A abordagem desta pesquisa vinculada ao ProfEPT terá cunho exploratório, de natureza qualitativa e com vistas à aplicabilidade voltada à área de ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Cabe ressaltar que a investigação está vinculada à linha de pesquisa “Organização e Memórias do espaço pedagógico formal e não formal em EPT” e ao macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. O produto educacional decorrente deste projeto resultou num material textual, com foco no diagnóstico e considerações às comissões permanentes (CIS e CPPD) e com a proposição de considerar os inúmeros desafios e dificuldades enfrentados pelas mulheres, bem como incentivar a paridade das relações de gênero nas funções de gestão no IFRS.