CENTRAL DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESPAÇOS FORMAIS DO IFRS-POA
Gestão do conhecimento. Catálogo do Aluno. Transformação Digital. Eficiência e eficácia nos serviços públicos.
Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de gestão do
conhecimento em espaços formais, com o intuito de ampliar a aprendizagem coletiva
institucional. Para alcançar este objetivo, será realizada uma abordagem exploratória
com uma estratégia metodológica descritiva, através de pesquisa qualitativa com um
recorte temporal transversal. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas,
questionários, análises bibliográficas e documentais. O valor deste estudo para a
instituição reside na promoção de alternativas para organizar os fluxos de trabalho e
os conhecimentos gerados nos espaços formais do IFRS-POA. Espera-se, ainda, que
a pesquisa permita identificar o conhecimento e os processos dos espaços formais,
possibilitar o acesso rápido a questões comuns, centralizar os serviços e o
conhecimento de forma prática e organizada e fomentar a participação da comunidade
acadêmica nos serviços disponibilizados. A originalidade deste estudo reside na
ausência de pesquisas que busquem homogeneizar a organização do conhecimento
e dos fluxos de trabalho no IFRS-POA. Além disso, as demandas de transformação
digital provenientes do governo federal, a necessidade de melhoria constante nos
serviços prestados aos cidadãos e a escassez de pesquisas disponíveis criam um
ambiente propício para o desenvolvimento de estudos teóricos nessa área.