A ARTE NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM ARTE PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPATÓRIA
Artes Visuais. Formação integral e emancipatória. Ensino Médio. Educação Profissional.
No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a presente proposta de pesquisa visa analisar a relevância do ensino da arte como componente importante para uma formação integral e emancipatória no primeiro ano do Ensino Médio. O estudo parte da curiosidade em saber o quanto os alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) reconhecem a Arte como participante ativa e potencializadora desse processo. A partir da teoria de Marx, buscar apreender os principais preceitos marxistas que tenham relação com a arte, assim como autores que se apoiam nestes estudos, e ainda, em autores que justificam a importância da Arte-educação para o desenvolvimento humano. Para o embasamento do estudo utilizar-se-á uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa e aplicada. As etapas do trabalho empírico envolverão: procedimentos bibliográficos, pesquisa de campo, aplicação de questionários online aos docentes e discentes do IFRS através da plataforma google forms, a fim de entender o conhecimento prévio que os alunos têm sobre as carreiras artísticas e de que forma os professores articulam o conhecimento em arte com o mundo do trabalho. E pôr fim a elaboração do produto educacional, o qual, esperamos, sirva de formação e apoio aos docentes, contando com estratégias didáticas como forma a potencializar a formação integral na etapa do Ensino Médio Integrado. Almeja-se ao final desta pesquisa, clarear a importância que os conhecimentos de aprender arte e sobre arte podem exercer para uma formação omnilateral.