Banca de DEFESA: CÍNTIA BRENNER ACOSTA FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÍNTIA BRENNER ACOSTA FRANCO
DATA : 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: ProfNIT2021
TÍTULO:

As estratégias de comunicação e suas contribuições para o desenvolvimento das indicações geográficas gaúchas


PALAVRAS-CHAVES:

Propriedade Intelectual. Denominação de Origem. Indicação de Procedência. Marketing. Boas Práticas.

 


PÁGINAS: 144
RESUMO:

As Indicações Geográficas (IG) são consideradas uma importante ferramenta de valorização da cultura, da tradição e do saber fazer de um território. Os produtos com IG têm características únicas, identidade, personalidade e contam uma história, que comunica sua origem. Entretanto, apenas o registro pelo INPI não basta para reposicionar o produto perante os consumidores. Assim, reforça-se o papel da comunicação para que todo o potencial das IG seja revertido em benefícios para produtores, consumidores e sociedade. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo avaliar como as estratégias de comunicação podem contribuir para o desenvolvimento das IG. O estudo caracteriza-se como descritivo exploratório e teve como objetivos específicos analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas IG gaúchas; analisar o conhecimento dos consumidores em relação às IG do Rio Grande do Sul; verificar se há contribuição das estratégias de comunicação para o reconhecimento das IG; e, por fim, descrever as boas práticas de comunicação identificadas. Para cumprir os objetivos, foram realizadas entrevistas para levantamento das estratégias de comunicação adotadas pelas IG e survey para identificar o nível de conhecimento dos consumidores em relação às IG gaúchas. Foram identificadas realidades distintas, com estrutura e ações de comunicação em diferentes níveis de maturidade e complexidade. Verificou-se que alguns atores têm importante papel no apoio à construção e divulgação das IG, porém, políticas de apoio no período pós-registro, em que muitos são os desafios para o estabelecimento dos produtos no mercado, podem ser implementadas. O conhecimento sobre as IG influencia positivamente na opinião dos consumidores em relação a esses produtos. Também foi apontado o importante papel das mídias como fonte de informação, reforçando o papel da comunicação na popularização das IG. A partir das informações obtidas no estudo foi produzido artigo sobre a comunicação nas IG gaúchas e o Guia de Boas Práticas: Comunicação para Indicação Geográfica, esperando-se com isso contribuir para o seu fortalecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS - UEMG
Externo à Instituição - JORGE TONIETTO - EMBRAPA
Presidente - 004.321.979-90 - KELLY LISSANDRA BRUCH - UFRGS
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 14:14
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