As estratégias de comunicação e suas contribuições para o desenvolvimento das indicações geográficas gaúchas
Propriedade Intelectual. Denominação de Origem. Indicação de Procedência. Marketing. Boas Práticas.
As Indicações Geográficas (IG) são consideradas uma importante ferramenta de valorização da cultura, da tradição e do saber fazer de um território. Os produtos com IG têm características únicas, identidade, personalidade e contam uma história, que comunica sua origem. Entretanto, apenas o registro pelo INPI não basta para reposicionar o produto perante os consumidores. Assim, reforça-se o papel da comunicação para que todo o potencial das IG seja revertido em benefícios para produtores, consumidores e sociedade. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo avaliar como as estratégias de comunicação podem contribuir para o desenvolvimento das IG. O estudo caracteriza-se como descritivo exploratório e teve como objetivos específicos analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas IG gaúchas; analisar o conhecimento dos consumidores em relação às IG do Rio Grande do Sul; verificar se há contribuição das estratégias de comunicação para o reconhecimento das IG; e, por fim, descrever as boas práticas de comunicação identificadas. Para cumprir os objetivos, foram realizadas entrevistas para levantamento das estratégias de comunicação adotadas pelas IG e survey para identificar o nível de conhecimento dos consumidores em relação às IG gaúchas. Foram identificadas realidades distintas, com estrutura e ações de comunicação em diferentes níveis de maturidade e complexidade. Verificou-se que alguns atores têm importante papel no apoio à construção e divulgação das IG, porém, políticas de apoio no período pós-registro, em que muitos são os desafios para o estabelecimento dos produtos no mercado, podem ser implementadas. O conhecimento sobre as IG influencia positivamente na opinião dos consumidores em relação a esses produtos. Também foi apontado o importante papel das mídias como fonte de informação, reforçando o papel da comunicação na popularização das IG. A partir das informações obtidas no estudo foi produzido artigo sobre a comunicação nas IG gaúchas e o Guia de Boas Práticas: Comunicação para Indicação Geográfica, esperando-se com isso contribuir para o seu fortalecimento.