Banca de DEFESA: VIVIAN PEUCKERT BUTTELLI

DISCENTE : VIVIAN PEUCKERT BUTTELLI
DATA : 01/12/2023

Selos de sustentabilidade da indústria da moda como um atributo de valor de compra

Sustentabilidade; Selos; Comportamento do consumidor; Indústria da moda.

Em razão da ampliação do debate envolvendo sustentabilidade no mundo, os questionamentos acerca das políticas das empresas do ramo da moda e suas práticas, são preceitos cada vez mais observados pelo público consumidor. Nesse quesito, discussões sobre sustentabilidade na moda vem ganhando terreno, demonstrando a importância da produção sustentável e trazendo à baila conceitos como economia circular e reaproveitamento de matéria-prima, recursos, energia e proteção dos trabalhadores. Nesse contexto, necessário abordar as certificações de sustentabilidade, essa que podem aparecer na forma de selos, certificações ou marcas de certificação e que tem como principal intuito informar o consumidor das práticas utilizadas para que essas se alinhem às suas preferências. Dessa forma, o presente estudo analisa aspectos do processo decisório de compra do consumidor brasileiro na escolha de artigos de moda, identificando o perfil do consumidor e sua relação de consumo com selos, certificações e marcas de certificação sustentável voltados para o mercado da moda. A coleta de dados foi realizada de modo online e dividida em três blocos, identificação do perfil econômico-social, escolha de atributos e escala Young Connsumers' Sustainable Consumption Behavior. Para a análise dos resultados, trabalhou-se com 4 hipóteses a fim de verificar se o selo de sustentabilidade é percebido e valorizado pelo público consumidor. Os resultados indicam que grande parte dos respondentes possui intenção inicial de compra pelos itens que possuem o selo de sustentabilidade, mas que o preço influencia na decisão final de compra, onde esses se mostram dispostos a pagar pelos selos de sustentabilidade, desde que não seja um produto de maior valor.

Presidente - 1505401 - CLAUDIO VINICIUS SILVA FARIAS
Interna - 1504753 - VERA LUCIA MILANI MARTINS