COMUNICAÇÃO E MARKETING DA PESQUISA E DOS PRODUTOS TECNOLÓGICOS DO IFRS: PROPOSTA DE MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
Política de Comunicação. Marketing Tecnológico. Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.
O Relatório FORMICT (2018) divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação revelou algumas dificuldades que os NITs enfrentam na questão da comunicação e do marketing dos produtos tecnológicos desenvolvidos no âmbito das ICTs. Mesmo estando na vanguarda das ICTs que possuem uma Política de Comunicação aprovada e aplicada, o IFRS, ICT analisado na presente pesquisa, se propõe a divulgar suas pesquisas e inovações em modelos tradicionais de canais de divulgação, baseados em veículos de imprensa, eventos e divulgação em sites cuja proatividade depende dos pesquisadores. Em uma análise preliminar, observa-se que o website do NIT do IFRS não permite ao visitante identificar se existe redes sociais, newsletter ou canal no YouTube destinados a divulgar informações específicas sobre as pesquisas e os produtos e serviços tecnológicos disponibilizados pela instituição. O objeto da presente pesquisa justifica-se pela proposição de um Manual contendo um check list operacional para auxiliar na gestão do processo de comunicação do NIT do IFRS.