Banca de DEFESA: ALICE NEUBERT GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE NEUBERT GONÇALVES
DATA : 19/05/2021
LOCAL: ProfNIT

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO PARA O NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPRENDEDORISMO EM SAÚDE - NITE/SAÚDE DA UNVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA

Inovação, Planejamento estratégico, NIT, Saúde

O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ação para o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde – NITE Saúde da Universidade Federal de ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, visando a atingir os objetivos estratégicos traçados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020 – 2029. A elaboração do plano de ação levou em consideração as potencialidades e as fragilidades do Núcleo, a partir de oficinas realizadas com os integrantes do NITE Saúde e CONITE (por extenso). Nas oficinas foram aplicadas as ferramentas estratégicas Canvas de Governança Pública e análise SWOT, para identificar a situação e a capacidade do NITE Saúde em promover a inovação na Universidade. Além disso, foi realizado um benchmark, em que foram conduzidas pesquisas bibliográfica e documental para buscar as melhores práticas em gestão de NITs no Brasil, com a intenção de identificar ações que pudessem ser adotadas pelo NITE Saúde. As discussões promovidas nas oficinas através da aplicação das ferramentas escolhidas (CANVAS, SWOT e Benchmark) resultou em um plano de ação com 37 ações, sendo 17 de curto prazo e 20 de médio prazo, distribuídas entre as áreas de atuação direta do NITE Saúde, sendo: inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Considerando o número alto de ações selecionadas, e tendo em vista as limitações do NITE Saúde, também foram propostos critérios para priorização da implementação das ações. Espera-se que o plano de ação seja um instrumento estratégico para fortalecimento do Núcleo, como órgão gestor da inovação na UFCSPA.

Externo à Instituição - JOSÉ LUIS DUARTE RIBEIRO - UFRGS
Presidente - 940.656.750-49 - MARIANA DE FREITAS DEWES - UFCSPA