Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE NEUBERT GONÇALVES

LOCAL: Webconf

Proposta de plano de ação para o NITE/SAÚDE da UFCSPA

Inovação, Planejamento estratégico, Plano de Ação

O Novo Marco Legal da Inovação apresentou alterações significativas no papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das instituições de ensino e pesquisa. Tais Núcleos passaram a ser gestores da política de inovação da instituição como um todo, fortalecendo seu papel de mediadores da interação entre a universidade e o setor produtivo. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é uma universidade com alta qualificação em indicadores de avaliação de qualidade de ensino, apresentando resultados destacados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Índice Geral de Cursos (IGC). Considerando a excelência em ensino e pesquisa que a universidade apresenta, percebe-se grande potencial para ampliação da proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e interação com o setor produtivo, promovendo a inovação na área da saúde. Nesse contexto, o projeto tem como principal objetivo elaborar uma proposta de plano de ação para Nite Saúde, visando a promoção das competências para a inovação da UFCSPA, para a comunidade interna e externa, considerando os objetivos estratégicos traçados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020 – 2029 e a Política de Inovação da Universidade. O plano de ação terá como base os objetivos estratégicos da Universidade, levando em consideração as potencialidades e nas fragilidades do Núcleo. Serão utilizadas as ferramentas estratégicas Canvas e análise SWOT para identificar a situação e capacidade do NITE Saúde em promover a inovação na Universidade. Bem como, será conduzida pesquisa bibliográfica e documental, para identificar as competências da instituição para inovação, e para buscar as melhores práticas em gestão de NITs no Brasil e no mundo, com a intenção de identificar ações que podem ser adotadas pelo NITE Saúde. Espera-se que a elaboração de um plano de ação seja um instrumento para fortalecimento do NITE SAÚDE, como órgão gestor da inovação na UFCSPA.

Externo à Instituição - JOSÉ LUIS DUARTE RIBEIRO - UFRGS
Presidente - 940.656.750-49 - MARIANA DE FREITAS DEWES - UFCSPA