Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA NORONHA

DISCENTE : RODRIGO DA SILVA NORONHA
DATA : 19/05/2023
LOCAL: meet.google.com/eqs-ssmf-zpk

Análise da Inserção da Tecnologia como Ferramenta Pedagógica de Uso Cotidiano nas Escolas Públicas de Educação Básica de Porto Alegre - Política de Inovação Conectada (Lei 14.180/2021).

educação tecnológica; educação básica; educação conectada; política pública

Os indicadores de avaliação de desempenho tecnológico apontam a necessidade de estimular nichos de desenvolvimento da cultura de gestão de inovação e tecnologia no ambiente interno brasileiro. A inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica, sobretudo nas escolas públicas de educação básica do país, se configura como uma alternativa ao incentivo dessa nova realidade. Num ambiente propício à inclusão da tecnologia nas salas de aulas, a cooperação entre Poder Público, Escolas e Professores se reveste num requisito fundamental para o processo de transformação do cotidiano escolar. Contudo, embora existam políticas públicas com esse propósito, tanto em âmbito federal, como por exemplo a Política de Inovação Conectada instituída pela Lei 14.180/2021, quanto em nível local, ainda se identificam alguns entraves para a inclusão da tecnologia nas salas de aula, sobretudo na rede básica de ensino. O objetivo da pesquisa será analisar o processo de inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica de Porto Alegre, segundo institui a Política de Inovação Conectada - Lei 14.180/2021. A pesquisa será realizada por meio de um estudo de caso de caráter exploratório. O resultado desse estudo possibilitará um olhar mais preciso sobre o estágio de implementação política pública instituída pela Lei 14.180/2021 no cotidiano das escolas públicas de educação básica de Porto Alegre. Como produção de produto tecnológico será apresentado um Relatório Técnico Conclusivo com análise de fatores necessários à implementação da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica de Porto Alegre.

Presidente - 1505401 - CLAUDIO VINICIUS SILVA FARIAS
Interno - 1342777 - JULIO XANDRO HECK