Banca de DEFESA: KÁTIA CINARA TREGNAGO CUNHA

DISCENTE : KÁTIA CINARA TREGNAGO CUNHA
DATA : 19/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/gkd-brgv-xga

DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE BASES PATENTÁRIAS COMO INSTRUMENTO DE APOIO À PESQUISADORES

Patente. Revisão sistemática. Design Science Research.

As patentes são importantes fontes de informação tecnológica. Os dados estruturados e não estruturados dos documentos de patente fornecem informações relevantes para o processo analítico de uma pesquisa científica ou tecnológica. Estes dados, que muitas vezes não estão descritos na literatura científica ou são revelados anos mais tarde em artigos, podem agregar um conhecimento especializado, por vezes se antecipando àqueles disponíveis no estado da técnica. Na área das Ciências Sociais Aplicadas, as bases patentárias ainda são um recurso pouco explorado, sendo percebida uma oportunidade aos pesquisadores da área de conhecer as ferramentas de busca, os classificadores de patente e a formulação de uma estratégia de busca que possa retornar documentos relevantes para o tema de estudo. Com isso, o presente estudo tem por objetivo desenvolver um Protocolo de Revisão Sistemática de Literatura Patentária (RSLP) para a área de Ciências Sociais Aplicadas, com etapas apoiadas em conceitos e ferramentas disponíveis no estado da técnica que são associados de forma a prover um roteiro organizado para a construção de estratégias de busca sistematizadas, transparentes e replicáveis. As estratégias de busca são obtidas por meio da combinação de diversos campos, obrigatoriamente utilizando classificadores de patente e/ou palavras-chave, de forma a minimizar os vieses durante o processo de busca nas bases patentárias, permitindo que o pesquisador utilize as informações técnicas contidas em documentos de patente como fonte de informação relevante para ser incorporada em trabalhos científicos e tecnológicos. Para tanto, foi utilizado o método Design Science Research (DSR), sendo os dados primários obtidos por meio de entrevistas exploratórias, e os dados secundários obtidos através de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática da literatura. Estes dados subsidiaram a proposição do artefato, que foi avaliado em oficinas e/ou junto a potenciais usuários, assim como a comunicação do processo de aprendizado em publicações científicas. O produto tecnológico gerado no presente trabalho tem finalidade didática, visando contribuir para a formação de agentes multiplicadores e pesquisadores na área de Propriedade Intelectual, permitindo a difusão e aplicação deste conhecimento especializado.

Presidente - 1829223 - GIANDRA VOLPATO
Interno - 898.004.270-15 - GENIZIA ISLABÃO DE ISLABÃO - IME