Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA GRAÇA POZZOBON GIORDANI

DISCENTE : MARIA DA GRAÇA POZZOBON GIORDANI
DATA : 12/05/2022
LOCAL: IFRS Campus Porto Alegre

As relações entre empresas e ambientes de inovação inseridos em Instituições Científicas Tecnológicas e de Inovação sob a ótica dos empreendedores

Universidade, Parque tecnológico, Incubadora de empresas

As conexões e as ofertas de infraestrutura física e de serviços propiciadas por parques tecnológicos e por incubadoras de empresas inseridos junto a universidades consideradas como Instituições Científicas Tecnológicas e de Inovação vêm para auxiliar os empreendimentos ali instalados quanto ao estabelecimento, ao desenvolvimento e ao aprimoramento de seus negócios. Buscando uma compreensão sobre que conexões e  estruturas são importantes, o estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa junto aos usuários desses ecossistemas: empresas pré-incubadas, incubadas ou em maior grau de maturidade, a respeito de que fatores são relevantes para que os empreendedores escolham e se mantenham nesses ambientes, bem como sobre  a relevância da proximidade entre universidade e empresa. Espera-se trazer quais são as necessidades sentidas pelos empreendedores, quais delas são as mais importantes e quais são recorrentes. A análise qualitativa e quantitativa dos dados visa a construção de um retrato, sob a ótica dos empreendedores,  de forma que possa servir como referência tanto a futuros espaços de inovação, quanto a espaços já consolidados, para (re)estruturações que visem o melhor atendimento tanto de empresas nascentes como já consolidadas, através da apresentação de um relatório técnico descritivo.

Interno - 813.017.070-15 - ANA PAULA MATEI - UFRGS
Externo à Instituição - SÍLVIA BEATRIZ BEGER UCHOA - UFAL