Banca de DEFESA: CRISTIANO PRESTES BRAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANO PRESTES BRAGA
DATA : 19/08/2022
LOCAL: http://meet.google.com/jpw-xkow-umh

COMUNICAÇÃO E MARKETING DA PESQUISA E DOS PRODUTOS TECNOLÓGICOS DO IFRS: PROPOSTA DE MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Política de Comunicação. Marketing Tecnológico. Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

As redes sociais virtuais se tornaram ferramentas importantes para as organizações de todos os tipos, pois elas fornecem dados importantes para utilização nas estratégias de comunicação e marketing. Com as universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) não é diferente, pois a consolidação da imagem institucional é um dos pilares para concretização dos objetivos das instituições. Ao observar as estratégias de comunicação e marketing das principais universidades internacionais e nacionais, percebeu-se que elas utilizam as redes sociais para difusão de informações, inclusive sobre suas pesquisas e tecnologias. A partir dessa realidade, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está usando as redes sociais virtuais para divulgar suas pesquisas e seus produtos tecnológicos, de modo a identificar se o IFRS possui diretrizes e orientações específicas para difusão da inovação através das redes sociais virtuais. Os objetivos específicos da pesquisam foram: a) identificar se o IFRS possui alguma orientação específica para divulgação de pesquisa e produtos tecnológicos através das redes sociais virtuais; b) analisar as redes sociais virtuais do IFRS para identificar a quantidade de publicações que estão relacionadas diretamente com as suas pesquisas e os seus produtos tecnológicos; c) realizar um levantamento de soluções práticas já implementas que possam ser aplicadas no contexto dessa pesquisa; d) propor um Manual de Orientações com conjunto de ações para organizar e padronizar os procedimentos e as atividades de comunicação e de marketing da pesquisa e dos produtos tecnológicos de universidades e ICTs; e) avaliar a aplicabilidade do Manual. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi o estudo de caso com um modelo conceitual estabelecido em 6 (seis) etapas sistematizadas. Os resultados encontrados demonstraram que o IFRS possui diretrizes documentadas que permitem realizar a difusão da inovação nas redes sociais virtuais; que realiza poucas publicações para divulgação da inovação; sugerem que a iniciativa privada não possui conhecimento sobre as suas pesquisas e os seus produtos tecnológicos; que o Departamento de Comunicação do IFRS entende a importância das redes sociais virtuais, mas tem dificuldades em implementar ações por falta de colaboradores; e que existem ações já identificadas na literatura que permitem facilitar a organização e concentração das publicações nas redes sociais. Ao final do estudo, foi proposto um Manual de Orientações com um conjunto de 13 ações sugeridas para padronizar e organizar os procedimentos e as atividades de comunicação e de marketing tecnológico de universidades e ICTs através do uso das redes sociais virtuais.

Interno - 1505401 - CLAUDIO VINICIUS SILVA FARIAS
Externo à Instituição - MARCELO CARVALHO - UNINOVE