Banca de DEFESA: RAFAEL STRÄHUBER OYARZÁBAL

DISCENTE : RAFAEL STRÄHUBER OYARZÁBAL
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Campus Porto Alegre

PESQUISAPI: UMA FERRAMENTA PARA CATALOGAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE DOCUMENTOS LEGAIS VINCULADOS A LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Catalogação de documentos legais. Recuperação de documentos legais. Propriedade Industrial. Patentes. Desenhos Industriais. INPI.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) disponibiliza um conjunto de diretrizes, instruções normativas, resoluções e normas que buscam detalhar e regulamentar o entendimento e interpretação de cada artigo da Lei de Propriedade Industrial (LPI) aos interessados. Por conta disso, é importante que o acesso e pesquisa a estes documentos permita o entendimento dos usuários e torne mais efetiva a pesquisa e análise das informações. Em face disso, a pesquisa teve por objetivo propor e implementar uma ferramenta catalogação e recuperação de informações com objetivo de facilitar a organização, acesso, pesquisa e recuperação de informações relacionadas. Para atingir tal objetivo, se realizou uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar e analisar metodologias aplicadas na recuperação e catalogação de documentos legais através de formas e técnicas de normatização e apresentação destas informações para os interessados. Após a revisão sistemática, foram geradas algumas hipóteses da pesquisa que foram exploradas por um Survey junto a profissionais da área de propriedade intelectual e inovação. Desta forma, foi verificada a relevância da problemática deste trabalho e avaliadas hipóteses que orientaram os caminhos a seguir. Com isso, foi desenvolvida uma prova de conceito através de uma ferramenta de catalogação e recuperação de informações relacionados à Lei de Propriedade Industrial – LPI frente ao conjunto de documentos legais, denominada de PesquisaPI. Essa ferramenta considerou em seu desenvolvimento as principais dificuldades identificadas e mencionadas pelos participantes do Survey. O PesquisaPI requer menos tempo dos usuários para analisar, identificar e vincular a relação entre o conjunto de documentos, retornando uma pesquisa muito mais assertiva de forma a indicar maior precisão nas respostas, quando comparado ao sistema de pesquisa do INPI.

Presidente - 1823720 - RODRIGO PEROZZO NOLL
Interno - 898.004.270-15 - GENIZIA ISLABÃO DE ISLABÃO - IME