Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN CRISTINA BRAGA

DISCENTE : KAREN CRISTINA BRAGA
DATA : 07/11/2019
LOCAL: Sala de Webconferência, 2º andar, Torre Sul, Campus Porto Alegre, IFRS

CODEIN’PLAY: UM AMBIENTE DE MEDIAÇÃO DO ERRO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

estratégia de feedback, juiz online, erro construtivo

A formação do estudante em programação de computadores ocorre por meio de um conjunto de disciplinas introdutórias dos cursos de Computação. Estas disciplinas têm como objetivo fornecer aos discentes os conteúdos introdutórios de programação através da apresentação de conceitos de linguagens de programação, seus comandos e estruturas, os quais os discentes devem utilizar a fim de solucionar problemas computacionalmente. De acordo com Sevella et al. (2013), a maioria dos programadores iniciantes  encontram barreiras nas fases do desenvolvimento ao tentar completar um programa, tais como: dificuldades na construção do código, encontrar erros e compreendê-los durante a execução do programa. Aliado a isso, os professores encontram dificuldades no acompanhamento individual das atividades realizadas pelo aluno em função do número elevado de estudantes por turma (CHAVES et al., 2014; ANDRADE, 2018), o que, também, dificulta o aprendizado do discente, visto que ele não consegue esclarecer suas dúvidas e erros no momento em que eles ocorrem, o que frustra e desmotiva ainda mais. Existem outros fatores que contribuem na dificuldade do ensino de programação, conforme o estudo de Bosse & Gerosa (2016), incluem: a baixa participação em sala de  aula, a linguagem de programação adotada na disciplina, a baixa frequência dos estudantes e o desinteresse pelo aprendizado. Conforme Chaves et al. (2014), o aumento dos índices de reprovação e a evasão escolar é reflexo das dificuldades no aprendizado da disciplina de programação. Com o propósito de melhorar esta situação, pesquisadores investigam e propõem ferramentas computacionais que possam auxiliar nas tarefas de feedback e avaliação automática dos códigos desenvolvidos pelos estudantes. Uma dessas ferramentas utilizadas são os chamados Juízes Online que são capazes de executar o código-fonte submetido ao ambiente e informar, automaticamente, se o programa funcionou corretamente ou não. Adaptado dos campos de competição para o contexto educacional, esses sistemas fornecem ao aluno um feedback descritivo do motivo da falha e onde ela ocorreu, objetivando iniciar uma reflexão sobre o erro. Sabe-se que existem erros que são originados do não saber como se faz, outros das dificuldades de manuseio da linguagem de programação, outros ligados a problemas de interpretação do enunciado ou do entendimento do erro gerado pela IDE utilizada pelo estudante em função do idioma estar em inglês. Conforme Demo (2001, p.50), o erro  “é essencial, é parte do processo. Ninguém aprende sem errar.” e por isso, o estudante não deve temer o erro, mas aproveitá-lo como um ingrediente na sua aprendizagem. Assim, com aporte da teoria Construtivista sobre o erro, este trabalho propõe a criação de uma estratégia de feedback que auxilie na sistematização do processo de mapeamento dos erros e suas recomendações, juntamente com a construção de um ambiente controlado (juiz online) que permita avaliar a melhor maneira de explicar os erros encontrados durante a resolução dos exercícios pelos estudantes, possibilitando o acompanhamento do professor. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e a metodologia empregada será pesquisa-ação em uma turma de estudantes na disciplina de Linguagem de Programação I do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre/RS. O instrumento para coleta dos dados constitui-se de questionários que serão aplicados em momentos diferentes durante o semestre.

Interno - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Presidente - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA