Banca de DEFESA: ANDREIA MARIA AMBROSIO DE SOUZA ACCORDI

DISCENTE : ANDREIA MARIA AMBROSIO DE SOUZA ACCORDI
DATA : 05/07/2023
LOCAL: Meet

DESCOMPLICANDO O ENSINO HÍBRIDO: Produção de um guia para uso didático em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS

Aprendizagem significativa. Transposição didática. Metodologias ativas. Tecnologias digitais da informação e comunicação.

A pandemia da covid-19 trouxe um período de suspensão de aulas presenciais que oportunizou a muitos docentes brasileiros experimentarem novas práticas pedagógicas mesclando momentos presenciais e não presenciais, denominadas, de maneira ampla, de ensino híbrido, implementadas por docentes em todo o Brasil. Não houve, no entanto, um amplo debate teórico-conceitual sobre o que é o ensino híbrido e se a aprendizagem, utilizando-se desse modelo, poderia se dar de uma forma significativa. Trazendo a problemática para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi feita a seguinte pergunta: de que forma docentes do IFRS podem se apropriar e aplicar, conforme os princípios da aprendizagem significativa, práticas pedagógicas envolvendo o ensino híbrido? O objetivo geral dessa dissertação é desenvolver um guia de referência, com conceitos e propostas para aplicação do ensino híbrido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no contexto do Ensino Médio Integrado, baseado nos princípios da aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se: a) descrever de que forma o ensino híbrido, tendo como base a aprendizagem significativa, vem sendo aplicado no Ensino Médio do Brasil por meio de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte; b) conhecer o perfil do docente do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS em relação aos seus conhecimentos prévios sobre o ensino híbrido, registrando relatos e avaliações de experiências sobre ensino híbrido vivenciadas por eles, envolvendo questionários, entrevistas e participação em aplicativos on-line; c) transpor o conhecimento teórico e as informações empíricas obtidas, de forma didática, adotando-se os pressupostos da teoria da transposição didática para a produção do guia. Com a pesquisa bibliográfica foram encontrados 276 trabalhos versando sobre a aplicação do ensino híbrido em escolas de nível médio no Brasil. Desses, foram selecionados 28 que utilizaram os pressupostos da aprendizagem significativa como parte do referencial teórico. Discute-se como e onde está sendo produzido o conhecimento; os modelos de ensino híbrido utilizados; como as atividades foram aplicadas e quais as motivações, os objetivos e as conclusões dos autores em relação à obtenção de aprendizagem significativa pela aplicação do ensino híbrido. As publicações analisadas envolveram personalização do ensino; aferição de subsunçores e aprendizagem significativa; construção de mapas conceituais; uso de tecnologias digitais da informação e comunicação; uso de gamificação; dinâmica dos três momentos pedagógicos; aplicação de sequências didáticas; construção de unidades educacionais potencialmente significativas; aplicação do ensino híbrido em cursos inteiros e aplicação de versões modificadas de modelos de ensino híbrido. Quanto ao estudo de campo, noventa docentes responderam ao questionário, o que corresponde a 6,6% do total de professores da instituição. A interação na plataforma on-line e no aplicativo de mensagens instantâneas contou com a participação de 51 docentes, sendo que cinco deles foram entrevistados. A interação com os docentes demonstrou que boa parte deles já possui um conceito formado sobre o ensino híbrido e já o colocou em prática, se não utilizando o referencial teórico aqui apresentado, ao menos de forma intuitiva. Para esse público, o guia produzido como produto dessa dissertação será de grande valia para desenvolver aprendizagem significativa. A maior dificuldade, porém, recairá entre aqueles docentes que possuem algum conceito diferente de ensino híbrido daquele apresentado nessa dissertação ou que, simplesmente, não querem aplicar o ensino híbrido por quaisquer outros motivos. Ressalta-se a importância do produto de educação, resultado da pesquisa realizada nessa dissertação, elaborado à luz da teoria da transposição didática e a importância do diálogo entre a produção acadêmica, os docentes e os materiais didáticos, mediado pela transposição didática, tendo os programas de mestrados profissionais, como o da Informática na Educação do IFRS, uma atuação protagonista nesse processo.

Interno - 1796643 - ANDRE PERES
Externo à Instituição - JOSE PALAZZO MOREIRA DE OLIVEIRA - UFRGS