Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO VICENTE NUNES CAETANO

DISCENTE : SAULO VICENTE NUNES CAETANO
DATA : 28/06/2023
LOCAL: auditorio do 9o andar da torre norte

Implementação de um Espaço Maker em Escolas da Rede Pública: Uma Proposta para Desenvolvimento de Habilidades Práticas e Criativas

Espaço maker, escolas públicas, habilidades práticas, habilidades criativas, Movimento Maker, ambiente colaborativo, cultura maker, instituições educacionais, engajamento dos alunos, habilidades socioemocionais, curso de desenvolvimento profissional, capacitação de professores, curso online, produto tecnológico.

Este trabalho propõe a implementação de um espaço maker em escolas da rede pública como uma estratégia para desenvolver habilidades práticas e criativas nos alunos. O Movimento Maker, uma vertente do Do It Yourself (DIY), tem ganhado destaque como uma abordagem que incentiva a inovação, a prototipagem e a produção rápida de objetos em um ambiente colaborativo. A crescente adoção dos espaços maker pelas instituições de ensino tem sido impulsionada pela busca de aulas mais atrativas e contextualizadas, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos de forma prática e visualizar sua relevância no mundo real. O estudo utilizou o Google Alerts e o Google Trends para identificar o interesse e as notícias relacionadas à cultura maker e espaços maker. Verificou-se que a abertura de novos espaços maker, principalmente nas escolas de ensino fundamental e médio, tem sido uma tendência crescente. Além disso, foi constatado que a utilização desses espaços estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e o engajamento dos estudantes. A montagem de um espaço maker requer um planejamento cuidadoso, considerando os equipamentos, ferramentas e materiais necessários, bem como a adequação às necessidades da instituição de ensino e ao currículo escolar. A implementação de um espaço maker possibilita aos professores trabalharem de forma prática e multidisciplinar, estimulando o protagonismo dos alunos e a experimentação mão na massa. Além disso, o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas, conhecidas como soft skills, torna-se fundamental para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho atual. Nesse contexto, este trabalho propõe a realização de um curso de capacitação profissional para professores, com o objetivo de auxiliá-los na montagem e utilização efetiva de um espaço maker mesmo com poucos recursos financeiros. A turma piloto será utilizada para aperfeiçoar o curso, que será disponibilizado online como um produto tecnológico. Espera-se que essa proposta contribua para o fortalecimento da cultura maker nas escolas da rede pública, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas nos alunos.

Presidente - 1796643 - ANDRE PERES
Interna - 1612471 - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO