Banca de DEFESA: FRANSCIÉLY VALLADAS VELASQUES

DISCENTE : FRANSCIÉLY VALLADAS VELASQUES
DATA : 22/12/2020
LOCAL: Webconferência

A ATUAÇÃO DOS TUTORES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EAD: AÇÕES DE MELHORIA E ORIENTAÇÃO QUE IMPACTAM A APRENDIZAGEM DISCENTE

Educação a Distância, Aprendizagem, Ações de Melhoria.

A Educação a Distância (EaD) realiza o processo de ensino e aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permite a interação entre docentes, tutores e discentes. Assim, devido a distância física e temporal, existe uma dificuldade em engajar os estudantes nas disciplinas online, como no ensino presencial, considerando a realização das atividades, a interação no ambiente, e principalmente em acessar ativamente o conteúdo. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo identificar os desafios enfrentados nas disciplinas online, sob a ótica dos docentes, discentes e tutores e propor ações voltadas para orientação e melhoria dos processos de aprendizagem discente, no que se refere ao impacto da atuação dos tutores no cenário da EaD. A partir desses resultados, foi elaborado um manual em que apresenta essas ações, contribuindo com a atuação dos tutores e qualificando os processos de ensino e aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e tutores com experiência em EaD de quatro instituições do Sul do Brasil, bem como aplicados questionários online com os alunos e egressos dessas instituições. Como resultado, observa-se as dificuldades de compressão de tecnologias e organização do AVA, gestão do tempo, compreensão do conteúdo, ausência do contato presencial, além do tempo do tempo de resposta dos questionamentos. Como ações para qualificar o processo de aprendizagem, sugere-se: a instrumentalização dos recursos tecnológicos e organização do AVA, ferramentas de organização do tempo, ferramentas de áudio e vídeo, o auxílio dos tutores na atuação docente, a comunicação síncrona para interação e para retorno imediato, além do acompanhamento personalizado por parte dos tutores aos discentes.

Externo ao Programa - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo à Instituição - ARIEL BEHR - UFRGS