Banca de DEFESA: THAIS ROBERTA KOCH

DISCENTE : THAIS ROBERTA KOCH
DATA : 27/10/2020
LOCAL: Webconf

As dificuldades e os desafios de uma turma de Pré-Cálculo: um estudo etnográfico

Matemática. Educação. Tecnologias Digitais.

Resumo: A disciplina de Pré-Cálculo tem a finalidade de minimizar as lacunas dos conhecimentos matemáticos da Educação Básica dos alunos e prepará-los para o acompanhamento dos conteúdos específicos do Cálculo. Porém, apesar de ser um componente de preparação para o Cálculo, os estudantes também passaram a apresentar dificuldades nessa nova disciplina. O objetivo desta pesquisa é compreender as dificuldades dos estudantes em uma disciplina de Pré-Cálculo. Para que o objetivo fosse alcançado, foi realizado um estudo etnográfico em uma turma de Pré-Cálculo do Curso de Engenharia Mecânica, uma pesquisa de revisão de literatura de trabalhos com a temática do Pré-Cálculo e a busca por recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que pudessem auxiliar os alunos de Pré-Cálculo. Por meio do estudo etnográfico, foi possível constatar que os estudantes apresentavam apreensão em se expor, (des)interesse no componente curricular,  utilização excessiva do celular e dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos para o Pré-Cálculo. A pesquisa desenvolvida está sustentada em autores pós-estruturalistas. O produto desta pesquisa se refere a um Recurso Educacional Digital (RED), no formato de livro digital (e-book), o qual tem como objetivo apresentar TDIC e dicas de inserção dessas tecnologias nas aulas de Pré-Cálculo com base nas dificuldades constatadas por meio do estudo etnográfico realizado. O produto foi desenvolvido na plataforma Canva. A escolha por esse formato se refere a uma tentativa de compartilhar TDIC e dicas de utilização, de modo que o RED possa vir a ser uma alternativa aos professores, para se pensar ou ensaiar a execução de experiências coletivas voltadas ao estabelecimento de relações, exercício da cooperação, promoção de novos interesses, formação do aluno para a prática do estudo e do estudo com o apoio das TDIC.

Presidente - 1525390 - CARINE BUEIRA LOUREIRO
Externo ao Programa - 1997380 - DAIANE SCOPEL BOFF