Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNATA SOUZA SANTICIOLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHNATA SOUZA SANTICIOLI
DATA : 06/08/2020
LOCAL: Webconferência

Educação Financeira no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais: Uma Proposta Assistida por Jogos Sérios como Tecnologia Educacional

Educação Financeira. Jogos Sérios. Epistemologia Genética Piagetiana. Ensino Médio Integrado. Institutos Federais do Brasil.

Uma parcela considerável da população brasileira não consegue cumprir com seus compromissos financeiros, por isso o número de inadimplentes (pessoas com dívidas atrasadas) tem crescido nos últimos anos. Por não pagar as dívidas adquiridas com instituições financeiras, muitos consumidores têm o nome inscrito em serviços de proteção ao crédito, este número tende a aumentar por conta da crise financeira e de saúde causada pela pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo. Ademais, os jovens adolescentes brasileiros possuem um índice baixo de conhecimento sobre finanças, em comparação a outros países membros e parceiros que participaram do estudo sobre alfabetização financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Sem considerar os problemas com pobreza e distribuição de renda do país, este contexto evidencia o reflexo da baixa alfabetização financeira e da falta de educação financeira da população brasileira no cenário social e econômico nacional. A inserção deste tema nos currículos acadêmicos, representa um grande desafio para as instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em especial, que tem como missão a formação de um profissional cidadão e conectado ao mundo do trabalho contemporâneo. Em vista disso, este projeto tem o objetivo propor um curso assistido por jogos sérios como tecnologia educacional para promover alfabetização e educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado da RFEPCT, por meio de uma metodologia embasada na teoria educacional construtivista de Piaget em seus estudos sobre a epistemologia genética. O processo implica o uso de jogos sérios para simplificar e apresentar de forma lúdica os temas fundamentais da educação financeira como o mercado financeiro, comportamento financeiro e finanças pessoais, que possuem um relativo grau de complexidade e dinamismo. A presente pesquisa é classificada como aplicada quanto à sua natureza, exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto à sua finalidade e procedimentos, os dados coletados por meio de questionários foram analisado através da abordagem qualitativa. No intuito de validar a presente pesquisa e seu produto aplicou-se o curso de Introdução à Educação Financeira para Jovens do ensino médio integrado no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Gravataí, por intermédio de um projeto de ensino aprovado pela pró-reitoria de ensino da instituição. A análise dos dados, recolhidos por meio dos questionários aplicados, confirmaram a hipótese que as tecnologias educacionais utilizadas durante as aulas, principalmente os jogos sérios, favoreceram o processo de aprendizagem dos estudantes, bem como comprovam que o curso proporcionou conhecimentos introdutórios sobre educação financeira e atendeu as expectativas dos alunos, podendo ser expandido para outras unidades da RFEPCT e redes de ensino para contribuir na diminuição dessa importante lacuna educacional.

Presidente - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Interno - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA DE MORAES