Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNATA SOUZA SANTICIOLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHNATA SOUZA SANTICIOLI
DATA : 06/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

Educação Financeira no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais: Uma Proposta Assistida por Jogos Sérios como Tecnologia Educacional


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira. Jogos Sérios. Epistemologia Genética Piagetiana. Ensino Médio Integrado. Institutos Federais do Brasil. 



PÁGINAS: 80
RESUMO:

Uma parcela considerável da população brasileira não consegue cumprir com seus compromissos financeiros, por isso o número de inadimplentes (pessoas com dívidas atrasadas) tem crescido nos últimos anos. Por não pagar as dívidas adquiridas com instituições financeiras, muitos consumidores têm o nome inscrito em serviços de proteção ao crédito, este número tende a aumentar por conta da crise financeira e de saúde causada pela pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo. Ademais, os jovens adolescentes brasileiros possuem um índice baixo de conhecimento sobre finanças, em comparação a outros países membros e parceiros que participaram do estudo sobre alfabetização financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Sem considerar os problemas com pobreza e distribuição de renda do país, este contexto evidencia o reflexo da baixa alfabetização financeira e da falta de educação financeira da população brasileira no cenário social e econômico nacional. A inserção deste tema nos currículos acadêmicos, representa um grande desafio para as instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em especial, que tem como missão a formação de um profissional cidadão e conectado ao mundo do trabalho contemporâneo. Em vista disso, este projeto tem o objetivo propor um curso assistido por jogos sérios como tecnologia educacional para promover alfabetização e educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado da RFEPCT, por meio de uma metodologia embasada na teoria educacional construtivista de Piaget em seus estudos sobre a epistemologia genética. O processo implica o uso de jogos sérios para simplificar e apresentar de forma lúdica os temas fundamentais da educação financeira como o mercado financeiro, comportamento financeiro e finanças pessoais, que possuem um relativo grau de complexidade e dinamismo. A presente pesquisa é classificada como aplicada quanto à sua natureza, exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto à sua finalidade e procedimentos, os dados coletados por meio de questionários foram analisado através da abordagem qualitativa. No intuito de validar a presente pesquisa e seu produto aplicou-se o curso de Introdução à Educação Financeira para Jovens do ensino médio integrado no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Gravataí, por intermédio de um projeto de ensino aprovado pela pró-reitoria de ensino da instituição. A análise dos dados, recolhidos por meio dos questionários aplicados, confirmaram a hipótese que as tecnologias educacionais utilizadas durante as aulas, principalmente os jogos sérios, favoreceram o processo de aprendizagem dos estudantes, bem como comprovam que o curso proporcionou conhecimentos introdutórios sobre educação financeira e atendeu as expectativas dos alunos, podendo ser expandido para outras unidades da RFEPCT e redes de ensino para contribuir na diminuição dessa importante lacuna educacional.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Interno - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA DE MORAES
Interno - 1612471 - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
Externo à Instituição - WENDY BEATRIZ WITT HADDAD CARRARO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 04/08/2020 12:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1