Banca de DEFESA: ANA ROSAURA MORAES SPRINGER

DISCENTE : ANA ROSAURA MORAES SPRINGER
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Auditório Térreo - Rui Manuel Cruse, Campus Porto Alegre, IFRS

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Desvelando Dificuldades e Alternativas para os Processos de Aprendizagem Discente

Inclusão digital. Alfabetização digital.  PROEJA. Educação. Material Pedagógico.

Este trabalho apresenta a prevalência de dificuldades na aprendizagem dos estudantes da modalidade PROEJA quanto ao uso de ferramentas tecnológicas, mais especificamente de computadores e programas, quando submetidos a processos formais de ensino. Ao ser constatada esta ocorrência, foi criado o Manual de Informática Amigável (MIA) que surge para servir como um material de apoio pedagógico para auxiliar os estudantes a utilizarem os recursos do computador. Este auxílio busca vencer o desafio de atender a este grupo de estudantes que está há mais tempo afastado do ensino formal e que, por não possuir habilidades no uso dessa ferramenta pode ser excluídos dos processos de ensino. O modelo utilizado no manual é similar ao das histórias em quadrinhos. Os personagens da história narrada representam idades e etnias diferentes. Os conteúdos contemplados são: como utilizar o Editor de Texto, a Internet e o Moodle. Disponibilizar um material pedagógico que auxilie os estudantes a utilizarem uma ferramenta tecnológica é incluí-los na era digital. Esta inclusão cumpre o papel da escola enquanto espaço educacional: o de ultrapassar esta barreira. Isto é necessário na medida em que o século XXI está marcado pelo avanço das tecnologias. Neste sentido, percebe-se uma crescente dependência tecnológica da sociedade, o que pode ser um facilitador para desencadear o desejo de usar e de usufruir daquilo que a tecnologia oferece. Nos processos educacionais, na perspectiva de uma práxis educacional libertadora freiriana, que foi o principal pilar desta pesquisa, não é possível deixar de perceber a importância da influência da era tecnológica sem propor alternativas para auxiliar neste processo e o MIA surgiu com esta intenção. O resultado dessa investigação, constatado através do uso de atividades de ensino e retorno dos alunos selecionados, é que o MIA ajuda os estudantes a adquirir práticas básicas no uso do computador. Ações semelhantes que facilitam os estudantes a ultrapassar barreiras em diversas áreas do conhecimento e que prejudicam a aprendizagem podem ser oferecidas e assim contribuir para o aprendizado escolar desses casos.

Externo à Instituição - CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UFRGS
Interno - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO