Banca de QUALIFICAÇÃO: GREYCE DA SILVA RODRIGUES

DISCENTE : GREYCE DA SILVA RODRIGUES
DATA : 29/11/2019
LOCAL: Auditório Térreo - Rui Manuel Cruse, Campus Porto Alegre, IFRS

Título do trabalho: Contribuições das tecnologias digitais na gestão pedagógica

Palavras-chave: Formação continuada. Comunidade de prática virtual. Tecnologia digital.

Resumo do trabalho: É de notório saber que muitas escolas, ainda hoje, não contemplam horários de planejamento dentro da carga horária docente, como determina a Lei Federal Nº 11.738/2008. A vista disso, as turmas que possuem docência compartilhada, sem o tempo de um terço da jornada destinada para dialogarem e construírem juntos as avaliações dos alunos, têm a qualidade da educação ofertada prejudicada. Desta forma, analisou-se a seguinte problemática: como ocorre a gestão pedagógica de tempos e espaços para a construção coletiva dos processos educacionais a partir das tecnologias digitais (TDs)? Com o intuito de alcançar respostas, foi traçado como objetivo principal investigar as contribuições das TDs na organização de tempos e espaços adequados para a construção coletiva dos processos pedagógicos. A pertinência deste estudo assenta-se nos desafios que a gestão escolar encontra ao buscar uma comunicação significativa que vise a coordenação efetiva das potencialidades individuais, a fim de promover a colaboração como meio de construir e encaminhar os processos de ensino e aprendizagem de forma coletiva. Portanto, buscou-se aporte na pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, por meio de Pesquisa Ação para compreender as relações permeadas no ambiente escolar. O lócus da pesquisa será concentrado em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Gravataí, localizada na periferia da cidade. Além disso, os procedimentos metodológicos ocorreram através de observação participante e análise de questionários realizados com os docentes pela equipe escolar. Como resultados preliminares destaca-se o observável potencial das TDs para o lócus dessa investigação, uma vez que, a escola em questão possui estrutura para dar continuidade a este estudo e principalmente pelo fato de os educadores já terem iniciado discussões e práticas relacionadas ao uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, assim como, possuírem o hábito de acessar a internet com frequência, fator que demonstra familiaridade com recursos digitais.

Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Externo à Instituição - Lucia Maria Martins Giraffa - PUC - RS