Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA IRRIBAREM DE MELLO BOTT

Educação de usuários para o uso da biblioteca Clóvis Vergara Marques

Educação de usuários; Função educativa de bibliotecas; Biblioteca
Clóvis Vergara Marques; Cultura digital

A presente pesquisa trata sobre a função educativa das bibliotecas desempenhada através da educação de usuários, atividade desenvolvida para ensinar os usuários de bibliotecas a utilizar seus recursos informacionais, orientando-os para um melhor uso de seus produtos e serviços e desenvolvendo habilidades de busca e uso da informação, num contexto caracterizado pela cultura digital e pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Sendo assim, esta pesquisa tem como tema a educação de usuários para o uso da biblioteca Clóvis Vergara Marques, justificando-se pela relevância que possuem as bibliotecas no contexto educacional e a necessidade de promover e incentivar seu uso pela comunidade de usuários através das tecnologias digitais. O problema proposto pelo estudo é: como incentivar o uso da biblioteca Clóvis Vergara Marques por parte dos estudantes do IFRS-Campus Porto Alegre. Para responder a essa pergunta, como objetivo geral a pesquisa propõe desenvolver um produto educacional com vistas a promover a educação dos estudantes do IFRS Campus Porto Alegre para o uso autônomo da biblioteca Clóvis Vergara Marques. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos, que incluem a  contextualização do estudo; os trabalhos correlatos relacionados à temática da pesquisa; a fundamentação teórica e conceitual, que trata sobre a definição de bibliotecas, tipologias, seu papel educacional, a educação de usuários, e bibliotecas inseridas na cultura digital; e a metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, que será elaborada a partir de um estudo de caso. Como proposta de produto educacional será produzido um vídeo com informações da biblioteca e orientações para seu uso, que será apresentado pela pesquisadora e avaliado pelos participantes do estudo, buscando identificar pontos que possam ser aprimorados. A coleta dos dados será feita através de questionário desenvolvido no Google Forms, e sua aplicação ocorrerá em ambiente de sala de aula.

Presidente - 1525390 - CARINE BUEIRA LOUREIRO
Interna - 1414343 - LIZANDRA BRASIL ESTABEL