Banca de DEFESA: CÁTIA VAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÁTIA VAZ
DATA : 18/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: IFRS-Campus Porto Alegre
TÍTULO:

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ESTEIO/RS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva. Comunicação Aumentativa e Alternativa. Transtorno do Espectro do Autismo. Educação Infantil.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Incluir crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola comum é um desafio que requer dos docentes engajamento e conhecimento sobre o Atendimento Educacional Especializado, na perspectiva da Educação Inclusiva. Há casos de crianças com esse transtorno que não se comunicam pela oralidade ou seu desejo de comunicar encontra-se discrepante em relação a predisposição em falar, requerendo do docente a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para favorecer de outra forma a comunicação dessas crianças. Assim, esta pesquisa objetivou mapear possíveis desafios percebidos pelos professores, que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Esteio/RS, na implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa como categoria da Tecnologia Assistiva, para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que apresentam dificuldades em sua comunicação oral. Os sujeitos da pesquisa, então, foram os professores que atuam na Educação Infantil nas Escolas Municipais de Esteio/RS, e que possuem como discentes crianças com Transtorno do Espectro do Autismo com alguma dificuldade em sua comunicação oral. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas e formulário de avaliação da formação para educadores. Para análise e interpretação dos dados realizou-se análise de conteúdo em que, a partir disso, formalizaram-se categorias que foram discutidas com a literatura existente. Este estudo apresentou como produtos uma Formação de Educadores e um Guia de Orientação, sendo este disponibilizado através de um website, utilizando sistemas de hipermídias. O Guia de Orientação poderá servir como instrumento norteador aos educadores que atuam na Educação Infantil do município de Esteio/RS, contribuindo com os processos educacionais inclusivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1414343 - LIZANDRA BRASIL ESTABEL
Interna - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interna - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Externa à Instituição - ELIANE LOURDES DA SILVA MORO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 17:06
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