Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA

DATA : 06/12/2022
LOCAL: A definir

GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES

Google Classroom, Ensino Remoto, Ensino Superior, UFES.

Este estudo é pertinente à área de concentração de Tecnologias Educativas. E está vinculada à linha de pesquisa Tecnologia da Informação Aplicada à Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. É uma pesquisa de estudo de caso intitulada: O uso do Google Classroom no Ensino Remoto da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (UFES). A justificativa desta pesquisa se dá pelo desejo de entender as dificuldades e as vantagens em relação ao uso do Google Classroom e pela possibilidade de repensar e propor melhorias na concepção do processo de ensinar e aprender na UFES, mediado por esta tecnologia. Além disso, futuramente, a intenção é recomendá-lo para outras instituições de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar como o Classroom foi utilizado na implementação do Ensino Remoto da UFES, a fim de verificar a formação que os professores tiveram para usar o software, o impacto que o uso teve, as ferramentas usadas e desprezadas, e o motivo de algumas ferramentas não serem utilizadas. A abordagem da presente pesquisa compreende diferentes métodos para explicar o fenômeno em questão. Com isso, é predominante o caráter qualitativo, é descritiva pela ação de descrever as experiências realizadas na pesquisa, é exploratória, em razão do levantamento bibliográfico sobre o tema e explicativa, devido à identificação e explicação do objeto de estudo. A pesquisa em curso até o momento é composta de 6 capítulos. O capítulo 1 faz uma reflexão sobre a história da educação. O capítulo 2 trata dos aspectos teóricos da pesquisa. O capítulo 3 faz uma revisão do estado da arte, pertinente ao uso do Google Classroom no contexto brasileiro. O capítulo 4 é destinado à metodologia científica e aos aspectos éticos relacionados a este estudo. O Capítulo 5 descreve os fundamentos psicológicos do desenvolvimento da aprendizagem, onde é apresentada uma seção intitulada: “O Google Classroom no Processo de Ensino e Aprendizagem na Perspectiva de Piaget”. E, finalmente, no capítulo 6 há um relato de experiência sobre o ensino remoto da UFES. Já o produto educacional decorre-se do resultado parcial da pesquisa. Assim, propõe-se um curso de capacitação de professores para utilização do Google Classroom através da própria plataforma, na modalidade a distância, com atividades assíncronas.

Interno - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interno - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL