Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS CARLOS PETERS MOTTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS CARLOS PETERS MOTTA
DATA : 18/12/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório Térreo - Rui Manuel Cruse, Campus Porto Alegre, IFRS
TÍTULO:

TILEDU: A ADAPTAÇÃO DO FRAMEWORK DA ITIL V3 DE GESTÃO DE TI, COMO UMA TRILHA METODOLÓGICA DE PLANEJAMENTO PARA USO DE TICS EM SALA DE AULA



PALAVRAS-CHAVES:

Uso de tics na sala de aula. ITIL. Tecnologia educacional. Uso de tecnologia educacional em sala de aula.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este projeto de qualificação propõe uma adaptação da ITIL V3 (muito usada em gestão de serviços de TI) como abordagem metodológica para o planejamento de aulas usando recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Isto é, procura-se adaptar as etapas da ITIL para o ciclo de vida do serviço de TI, para criar uma trilha para o planejamento de uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Adota-se neste trabalho a sigla TIC, significando "Tecnologias de Informação e Comunicação", esta definição será usada, abrangendo os dispositivos computacionais, tablets, celulares e notebooks, bem como o uso das redes locais e mundial. O objetivo geral é investigar se um modelo adaptado da ITIL V3 possibilitará que instituições de ensino possam planejar, segundo seu plano político e pedagógico, o uso das TIC em sala de aula. Além disso, têm-se como objetivos específicos: identificar através de pesquisa bibliográfica, as boas práticas já em uso, até a publicação deste trabalho, para o uso de TIC em sala de aula. Buscou-se determinar as adaptações que devem ser feitas no modelo ITIL para a sua utilização no planejamento do uso de TIC em sala de aula. A primeira adaptação feita foi a redefinição de “serviço” do ponto de vista da Tecnologia Educacional. Para testar a hipótese de que o modelo subsidiará o planejamento do uso de TIC em sala de aula foi elaborada uma apresentação da proposta deste trabalho, em formato de palestra e logo após, para o teste, foi aplicado um questionário no formato da escala Likert. O objetivo desta apresentação e questionário foi testar se esta abordagem fez sentido para o público-alvo composto por docentes. Como produto final será publicado, além da dissertação, um BLOG para sugerir os passos e as metodologias de aplicação das TIC baseadas na adaptação da ITIL V3 em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1796643 - ANDRE PERES
Interno - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Presidente - 2245519 - MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT
Externo à Instituição - PRICILA KOHLS DOS SANTOS - UnB
Notícia cadastrada em: 17/12/2019 14:26
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1