Banca de DEFESA: VINICIUS LUNKES CEZAR

DISCENTE : VINICIUS LUNKES CEZAR
DATA : 19/12/2019
LOCAL: Auditório Térreo - Rui Manuel Cruse , Campus Porto Alegre, IFRS

GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA À DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO ENSINO SUPERIOR

Evasão e Reprovação. Cálculo. Gamificação

A disciplina de Cálculo I faz parte da maioria dos cursos de graduação nas áreas das ciências exatas e é, historicamente, considerada difícil pela maioria dos. Este fato fica evidente se considerado que o índice de evasão e reprovação pode chegar a até 85% de publicações recentes. Isso resulta num elevado desperdício de tempo e recursos para as universidades devido à desistência de alunos que contam com toda uma infraestrutura disponibilizada e investida para sua formação, além de elevado desgaste psicológico para os discentes. Diante desse contexto, essa pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar o impacto da aplicação de um jogo educacional digital para auxiliar nos estudos na disciplina de Cálculo I e, visando contribuir para o aumento da motivação dos alunos e consequentemente auxiliando na redução da evasão e reprovação. O desenvolvimento do jogo educacional seguiu as três fases de pré-produção, produção e pós-produção e o Game Design Document (GDD) para definir os elementos essenciais do game. Para isso, são utilizados os conceitos de gamificação, aprendizagem baseada em jogos digitais e a teoria da aprendizagem significativa como embasamento teórico para a formulação do game. Para avaliar a eficiência do jogo proposto, o mesmo foi utilizado por um grupo de discentes na disciplina de Cálculo I do curso de Informática Biomédica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A metodologia aplicada nessa pesquisa classifica-se quanto à sua finalidade e procedimento técnico como uma pesquisa quase-experimental. Dessa maneira, os alunos que estavam cursando a disciplina de Cálculo I em 2018 formaram o grupo de controle e os de 2019 o grupo de teste. O grupo de teste utilizou uma metodologia gamificada aplicando o jogo educacional digital intitulado A Sociedade do Cálculo para o conteúdo de derivadas na disciplina de Cálculo I. Os resultados apresentaram aumento da motivação dos estudantes nos estudos durante aplicação do jogo bem como no interesse em continuar utilizando a gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Isso pode ser verificado à medida que 73% dos discente afirmaram que o jogo contribui para a aprendizagem do conteúdo e 82% demonstraram interesse em utilizar o jogo desde o início do semestre. Assim sendo, o produto resultante dessa pesquisa, o jogo educacional digital A Sociedade do Cálculo, pode ser usado complementarmente nas disciplinas de cálculo, engajando estudantes ao aprendizado e contribuindo para as pesquisas que buscam a redução dos índices de evasão e reprovação nesta disciplina.

Externo à Instituição - ELISEO BERNI REATEGUI - UFRGS
Presidente - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO