Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO BARBOSA MAGALHÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO BARBOSA MAGALHÃES
DATA : 01/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/tan-txdv-ion
TÍTULO:

UMA METODOLOGIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UM MOVIMENTO DE PROFISSIONAIS -PESQUISADORES


PALAVRAS-CHAVES:

Projetos de Aprendizagem; Iniciação Científica; Tecnologias Digitais; Interdisciplinaridade, Educação Profissional, Estudante Autônomo.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo sistematizar um método segundo alguns passos para construir um Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica (PIIC) no Ensino Médio Integrado em Informática do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ancorado da prática para teoria. Fundamentado nas conceituações de: Projeto Interdisciplinar, Iniciação Científica na Educação Profissional, e na Tecnologia Digital em Movimento como meio e modo de aprender a desenvolver/criar/construir da sala de aula para a vida. A motivação foi um projeto pensado/organizado para uma feira de tecnologia com a temática da sustentabilidade, tendo como ideia organizar uma horta com um sistema de irrigação automatizado via Arduino em um ambiente indoor (pequenos espaços, apartamentos, dentre outros). A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigativa e exploratória, do tipo pesquisa-ação, que parte de uma vivência para a construção de um caminho, de modo que este projeto PIIC esteja presente nas aulas de disciplinas específicas e básicas, além disso, é uma forma de engajar e os estudantes, reduza a evasão escolar e, consequentemente, um processo aprendizagem autônomo do estudante-profissional. No entanto, o professor-orientador da prática docente e também pesquisador não é foco de análise da pesquisa, uma vez que a prática ancorada na pesquisa não tem fins apenas emancipatórios, mas também de promoção do conhecimento técnico. Como um resultado parcial, é possível citar a organização do desenvolvimento da prática docente para que o projeto PIIC acontecesse da sala de aula para as feiras, inclusive com o sistema de avaliação dos estudantes. Apresenta-se a ideia de uma proposta de método para esta ação, estruturada em um mapa do tipo fluxograma-algoritmo, e que será disponibilizado em uma página web.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interna - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
Interna - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Externo à Instituição - JULIAN SILVEIRA DIOGO DE AVILA FONTOURA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 23:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1