Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS FREITAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS FREITAS DA SILVA
DATA : 15/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/xbc-kkia-iac
TÍTULO:

INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização e Letramento; Jogos Educacionais Digitais; Framework PlayEduc; Teoria da Instrução Gagniana


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Os Jogos Educacionais Digitais (JEDs) são importantes ferramentas instrucionais e
funcionam como apoio ao processo de ensino e aprendizagem à medida que
envolvem conteúdo com tecnologia e ludicidade. Sabemos que a alfabetização é
prioridade nos dois primeiros anos do ensino fundamental e é definida como base
para os demais conteúdos escolares. Entretanto, o sujeito alfabetizando precisa se
familiarizar com uma sucessão de novos conhecimentos, resultando em um
processo de construção da leitura e da escrita e percorrer este caminho preconiza
apoio, tanto ao estudante como aos docentes. Diante do exposto, busca-se através
desta pesquisa elaborar uma metodologia para a construção de JEDs para a
alfabetização que suportem as demandas encontradas dentro da realidade escolar
dos anos iniciais do ensino fundamental I (1o ao 5o ano). A pesquisa abrange
professores da rede de ensino pública que utilizam JEDs em suas aulas.
Inicialmente foi realizada uma entrevista individual e aplicado um questionário
qualitativo que será transposto a uma avaliação quantitativa. Busca-se investigar
métricas completivas ao Framework PlayEduc - Elemento Pedagogia, de acordo
com a Teoria da Instrução Gagniana, favorecendo a construção e aplicação de JEDs
para Alfabetização e Letramento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1612471 - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
Interno - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interna - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
Externa à Instituição - Lucia Maria Martins Giraffa - PUC - RS
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 11:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1