Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA RIBEIRO DOS SANTOS WELAUSEN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA RIBEIRO DOS SANTOS WELAUSEN
DATA : 13/04/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

O uso da abordagem da Aprendizagem Criativa em espaços makers educacionais educacionais


PALAVRAS-CHAVES:

cultura maker, aprendizagem criativa, espaços makers educacionais


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Este trabalho, intitulado “O uso da abordagem da Aprendizagem Criativa em espaços makers educacionais”, tem como objetivo explorar as potencialidades educacionais de ambientes makers, colaborando para facilitar o processo de capacitação de professores, onde eles sejam capazes de desenvolver novas práticas pedagógicas utilizando as ferramentas e tecnologias disponíveis nestes ambientes. Para  analisar o comportamento dos professores e identificar suas dificuldades foi realizado um Circuito de Experiências Makers, orientados pela abordagem da Aprendizagem Criativa, onde os professores organizados em grupos foram apresentados a tecnologias de fabricação como Eletrônica Básica, Impressão 3D e Gravação a Laser. A metodologia utilizada para este estudo seguiu a perspectiva qualitativa e uma abordagem do tipo pesquisa-ação, a partir do problema a qual envolveu as contribuições das Aprendizagem Criativa na capacitação dos professores. Para a coleta dos dados foram adotados instrumentos como a observação participante e entrevista semiestruturada. Com base nos dados coletados está em desenvolvimento o portal Educadores Makers, com conteúdo para auxiliar os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas em espaços makers educacionais. O referencial que serviu como base desta pesquisa, foi fundamentado nos temas investigados, proporcionando um diálogo entre a teoria e as situações encontradas no campo de pesquisa. Os resultados indicaram que há necessidade da organização de um material técnico com procedimentos atitudinais e orientado para atividades makers que contribua para professores desenvolverem as suas práticas pedagógicas em ambientes makers. O Circuito de Experiências Makers, por intermédio da abordagem da Aprendizagem Criativa, contribuiu consideravelmente para proporcionar e potencializar as reflexões dos professores acerca da criatividade, colaboração, desenvolvimento de habilidades necessárias e adoção de práticas inovadoras na Educação.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796643 - ANDRE PERES
Interno - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Interno - 1768477 - KAREN SELBACH BORGES
Externo à Instituição - SIMONE LORENTZ SPERHACKE - Unilasalle
Notícia cadastrada em: 06/04/2020 11:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1