Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTA FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILBERTA FERREIRA DA COSTA
DATA : 19/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: IFRS-Campus Porto Alegre
TÍTULO:

 

A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia na modalidade de Educação Aberta e a Distância para o ensino e a prática da conservação preventiva de acervos bibliográficos


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos de aprendizagem; objeto e aprendizagem; conservação de acervos; Biblioteconomia; Educação Aberta e a Distância (EAD).


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta como objetivo para verificar quais recursos tecnológicos são utilizados no processo de ensino, nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia, na modalidade EAD, para a conservação de acervos bibliográficos. Discorre sobre a importância de profissionais de unidades de informação, em especial, bibliotecários, conhecerem medidas de conservação preventiva e técnicas de pequenos reparos em livros para garantir a integridade física dos materiais, a sustentabilidade das instituições bibliotecárias, bem como a manutenção do acesso à informação. Apresenta a importância do conhecimento sobre conservação como uma medida de facilitar a comunicação do bibliotecário com o profissional conservador-restaurador, com os funcionários e usuários da unidade de informação. Investiga como os recursos tecnológicos podem ser utilizados nas disciplinas de conservação de acervos bibliográficos, na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), para o ensino e a prática da conservação preventiva e recuperação de acervos. Constata que entre 22 cursos de Biblioteconomia na modalidade EAD pesquisados, apenas 15 possuem disciplinas com enfoque em preservação e conservação de acervos. A pesquisa revela que, em cursos presenciais, apenas 15,7% possuem disciplinas obrigatórias de conservação, enquanto em EAD, esse percentual sobe para 46%. Revela pesquisas anteriores relacionadas ao material didático em ambientes virtuais de aprendizagem. Conceitua conservação preventiva como todas as medidas tomadas para evitar degradação dos documentos e restauração como um conjunto de medidas que visam a estabilização ou reversão dos danos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso. Salienta que a conservação preventiva se prioriza em relação às técnicas diretas de restauro. Relata um breve histórico sobre a Educação Aberta e a Distância no Brasil, seu modelo pedagógico e uso de tecnologias. Propõe desenvolver um aplicativo piloto que abordará dicas de conservação de acervos e incluirá pelo menos dois Objetos de Aprendizagem (OA) com objetivo de contribuir para a construção de materiais de aprendizagem digital, oferecendo um modelo para futuros aplicativos sobre o tema multidisciplinar. Descreve a metodologia como aplicada, de caráter qualitativa, com objetivo exploratório visando descobrir ideias e discernimentos. Adota o estudo de caso como procedimento, e aponta a coleta de dados por meio de entrevistas com os professores das disciplinas de conservação dos cursos de Biblioteconomia EAD, o que possibilita compreender os processos de ensino, uso de tecnologias e demais materiais de aprendizagem no ensino dessa disciplina.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Interna - 1414343 - LIZANDRA BRASIL ESTABEL
Externa ao Programa - 2567322 - ANGELA FLACH
Externa à Instituição - MARIA LUCIA DIAS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 14:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1