Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO SOARES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURICIO SOARES DA COSTA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Porto Alegre

Scrateam: a concepção de um jogo de tabuleiro cooperativo aplicado ao ensino de linguagens de programação.

jogos de tabuleiro; aprendizagem cooperativa; linguagens de programação; Scratch; pensamento computacional.

Ao mesmo tempo em que a demanda por profissionais capazes de dominar o uso de linguagens de programação tem se mostrado crescente, é também identificada uma série de dificuldades que muitos desses profissionais enfrentam na aprendizagem, sobretudo nos anos iniciais de formação, no que diz respeito ao desenvolvimento de lógica e à construção de algoritmos. Baseando-se nos benefícios comprovados que a aplicação de jogos em sala de aula e a aprendizagem cooperativa propiciam para os estudantes em diversos aspectos de suas formações intelectuais, este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um objeto de aprendizagem em formato de jogo de tabuleiro cooperativo embasado em técnicas de pensamento computacional, cuja aplicação visa avaliar se tal instrumento é capaz de intermediar o ensino de programação de modo que a aprendizagem por parte dos alunos ocorra de forma eficaz. A mecânica principal deste jogo, nomeado Scrateam, abarca aspectos cooperativos simulando, de forma analógica, a utilização de comandos e de sintaxe da linguagem de programação Scratch como meios de cumprir as metas propostas pelo jogo. Os métodos empregados na pesquisa dividem-se em dois momentos: em um primeiro momento, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura, a fim de identificar oportunidades de pesquisa, encontrar trabalhos correlatos e reunir materiais que pudessem fornecer embasamento teórico e científico à investigação. Em um segundo momento, foi realizado um planejamento para o projeto e desenvolvimento do produto, bem como para a sua aplicação, coleta e análise de resultados, definindo as metodologias a serem adotadas em cada uma das etapas. Espera-se que a realização da pesquisa possa responder com clareza à pergunta inicial de investigação, bem como contemplar todos os objetivos (geral e específicos) delineados para este trabalho.

Presidente - 1768558 - RODRIGO PRESTES MACHADO
Interno - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI