Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARICE ALBERTINA FERNANDES

DISCENTE : CLARICE ALBERTINA FERNANDES
DATA : 10/06/2021
LOCAL: webconferência

INCLUSÃO SOCIODIGITAL DE ADOLESCENTES EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Aprendizagem Profissional; Aprendizagem Digital; Programa Jovem Aprendiz.

Esta pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, pretende investigar como os jovens aprendizes do curso de Auxiliar de Marcenaria, da Fundação O Pão dos Pobres, por meio de qualificação para o uso das ferramentas digitais, podem desenvolver habilidades tecnológicas necessárias para a atuação profissional? . Os sujeitos da pesquisa serão 7 jovens entre 18 e 24 anos, alunos do Curso de Auxiliar em Marcenaria, do Programa Jovem Aprendiz ofertado pelo Centro de Educação Profissional da  Fundação O Pão dos Pobres. O principal objetivo da pesquisa é verificar se a inclusão de conteúdos e práticas com ferramentas digitais ao Programa de Aprendizagem Profissional do curso de Auxiliar de Marcenaria, oferecido na Fundação O Pão dos Pobres, promoverá o desenvolvimento de habilidades tecnológicas aos jovens aprendizes, de modo a qualificá-los para a futura inserção profissional. Para isso, pretende-se promover um Curso de extensão de formação inicial para o uso das tecnologias digitais, que será o produto deste estudo. A análise dos dados obtidos será mediante as respostas do questionário, registro das observações, das atividades desenvolvidas no Curso de qualificação digital, das entrevistas, e através das filmagens/ gravações desses momentos. A importância deste estudo está relacionada com a necessidade do programa de aprendizagem profissional abordar na formação dos jovens aprendizes o conhecimento digital, habilidade fundamental para quem busca a inserção profissional nas Sociedades da Informação e do Conhecimento e no mundo do trabalho.

Interno - 1525390 - CARINE BUEIRA LOUREIRO
Externo à Instituição - KARINE DOS SANTOS - UFRGS