Banca de DEFESA: GREYCE DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GREYCE DA SILVA RODRIGUES
DATA : 10/12/2020
LOCAL: Webconferência

Gestão pedagógica escolar apoiada no uso das tecnologias digitais: o caso de uma escola de Educação Infantil municipal em Gravataí/RS

Formação continuada. Gestão pedagógica. Contexto colaborativo. Comunidade de prática virtual. Tecnologia digital.

Atualmente, muitas escolas não contemplam horários de planejamento dentro da carga horária docente como determina a Lei Federal Nº 11.738/2008. À vista disso, as turmas que possuem docência compartilhada, sem o tempo de um terço da jornada dos professores destinada para dialogarem e construírem juntos as avaliações dos alunos, têm a qualidade da educação ofertada potencialmente prejudicada. Considerando este contexto, foi eleita como questão norteadora desta investigação o seguinte: Como ocorre a gestão pedagógica de tempos e espaços para a construção coletiva dos processos educacionais tendo em vista as demandas associadas à inserção das tecnologias digitais (TDs) no contexto escolar?. A partir destes anseios, surge a necessidade de averiguar a forma como as TDs podem auxiliar para minimizar as lacunas desta situação, assim, foi traçado como objetivo principal investigar as contribuições das TDs na organização de tempos e espaços adequados para a construção coletiva dos processos pedagógicos. A pertinência deste estudo assenta-se nos desafios que a gestão escolar encontra ao buscar uma comunicação significativa que vise à coordenação efetiva das potencialidades individuais a fim de promover a colaboração como meio de construir e encaminhar os processos de ensino e aprendizagem de forma coletiva. A metodologia de investigação buscou aporte na abordagem qualitativa e está dividida em duas fases: a primeira fase conta com pesquisa documental, bibliográfica e observação participante. Os dados coletados neste período desencadearam a segunda fase metodológica, o que desenvolveu um projeto piloto de criação de uma comunidade de prática virtual (COPV) por meio de Pesquisa Ação sobre a construção das avaliações discentes. O projeto foi realizado com 35 trabalhadores de educação de uma escola municipal de Educação Infantil de Gravataí/RS, localizada na periferia da cidade. Como resultados, destaca-se o observável potencial das TDs para o lócus dessa investigação, uma vez que a escola em questão possui estrutura para dar continuidade às experiências docentes com o apoio das TDs. Assim como as contribuições das COPV nas construções colaborativas escolares, destaca-se a possibilidade de realizar pesquisas futuras a respeito de como os professores estão utilizando as TDs em meio às atividades remotas durante a pandemia da COVID-19 e como estes recursos digitais serão utilizados no retorno às atividades presenciais.

Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Externo à Instituição - Lucia Maria Martins Giraffa - PUC - RS