Proyecto Pedagógico del Curso

O egresso do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais poderá atuar nos processos gerenciais ligados à área de marketing, como a área de vendas, de propaganda, de promoções e de distribuição; processos de produção e de operações em empresas comerciais e prestadoras de serviços; processos de gestão de pessoas; processos de gerenciamento financeiro e processos de estabelecimento de estratégias, assim como, na elaboração do planejamento estratégico.

O Tecnólogo em Processos Gerenciais poderá atuar não só como colaborador de empresas, mas também como empreendedor ou intraempreendedor, estabelecendo novos modelos de negócios e aproveitando oportunidades existentes no ambiente empresarial.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais deverá permitir o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

Identificar processos administrativos e de governança alinhados com registros e controles contábeis básicos de uma organização;
Realizar análises e demonstrações financeiras, com a elaboração de orçamentos, planejamento e controle orçamentário e gerencial;
Gerenciar processos de marketing, vendas e pesquisas de mercado;
Gerenciar processos produtivos, operações, cadeia de suprimentos e logísticos;
Elaborar planos, programas, projetos, orçamentos e cronogramas;
Elaborar estratégias de gestão e planos estratégicos empresariais;
Elaborar planos de empreendedorismo e de gestão da inovação.
Atuar de forma ética e responsável; respeitando os valores éticos, a pluralidade cultural, o meio-ambiente e a diversidade étnico-racial;
Articular conhecimentos, numa relação de horizontalidade com os diferentes saberes e com a prática dos processos gerenciais;
Tomar decisões na área comercial, de produção e logística, pessoal, financeira, econômica, patrimonial e outras afins, de acordo com os princípios éticos, humanos, sociais e ambientais;
Desenvolver a autonomia e o perfil empreendedor para atuar como gestor de seu próprio negócio e identificar novas oportunidades de trabalho; fomentando, assim, o desenvolvimento de novos negócios;
Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nos contextos profissional e social;
Compreender as temáticas envolvendo educação ambiental, direitos humanos, cultura afro-brasileira e indígena, desenvolvidas transversalmente no contexto das componentes curriculares do curso.

Os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais estão fundamentados na Legislação Nacional e nos documentos oficiais que embasam a política educacional do IFRS, tais como o Projeto Político Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional - 2014-2018 (PDI) e a Organização Didática (OD).

Assim sendo, partimos do pressuposto - e da interpretação – de que o ser humano é um ser relacional em realidades concretas, constituindo-se enquanto tal, pautado pelas relações de trabalho. Nesse sentido, propõe-se uma formação que considere o desenvolvimento de todas as dimensões humanas e não apenas os saberes necessários para a adaptação do trabalhador aos ditames do mercado.

A avaliação, entendida como contínua e cumulativa, constitui-se em um processo mediador na construção do currículo, que contribui para a obtenção de informações sobre os avanços e as dificuldades de aprendizagem de cada estudante, de forma a subsidiar o trabalho docente e a direcionar os esforços e as ações empreendidos, com vistas à construção de conhecimentos significativos. Configura-se, portanto, como suporte permanente para o processo de ensino aprendizagem, conduzindo os sujeitos do processo educativo no (re)planejamento das ações e orientando-os a prosseguir, com êxito, no seu processo de formação.

A expressão dos resultados da avaliação, bem como a frequência dos estudantes são registrados no Diário de Classe e arquivados na Coordenadoria de Registros Escolares. O desempenho acadêmico dos estudantes será expresso semestralmente, por componente curricular, através de nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo admitida apenas uma casa decimal após a vírgula, a partir dos processos de avaliação.

A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente curricular é 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas ao longo do semestre. O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF). O exame final constará de aplicação de um instrumento avaliativo relacionado aos conteúdos desenvolvidos no componente curricular durante o período letivo.

A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final, com peso 4 (quatro), e da nota obtida na média semestral (MS), com peso 6 (seis), conforme a equação:

MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0

A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ou média final igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização de exame.

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