Course Pedagogical Project

O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deverá possuir um conjunto de
informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos resultado do projeto
pedagógico e do itinerário formativo vivenciado em sua constituição docente, fundamentado
nos princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e
relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, conforme preconizam as diretrizes
para os cursos de licenciatura (BRASIL, 2015, Art. 7º) de modo a lhe permitir:
I - o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na
função de promover a educação para e na cidadania;
II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de
interesse da área educacional e específica;
III - a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e
na organização e gestão de instituições de Educação Básica.

Para tanto, o egresso do curso de Licenciatura em Matemática deverá estar apto a:
 Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa,
equânime e igualitária;
 Compreender o seu papel na formação dos estudantes da Educação Básica a partir
de uma concepção ampla e contextualizada de ensino, e de processos de
aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram
oportunidade de escolarização na idade própria;
 Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em
diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades da
Educação Básica;Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico
metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes
fases do desenvolvimento humano;
 Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos
didático-pedagógicos, por meio do uso de diferentes tecnologias de informação e
comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
 Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família e a
comunidade;
 Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura
investigativa, integrativa e propositiva em face da pluralidade e diversidade das
formas de bem viver3.
 Atuar na gestão e organização das instituições de Educação Básica, planejando,
executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas
educacionais;
 Participar da gestão das instituições de Educação Básica, contribuindo para a
elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do
projeto pedagógico;
 Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua
realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, sobre propostas
curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas,
entre outros;
 Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos
pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a
discussão e disseminação desses conhecimentos;
 Estudar e compreender criticamente a legislação educacional vigente, como
componente de formação fundamental para o exercício da docência;
 Atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas
específicos relevantes.





Not available at this moment Not available at this moment

Será considerado aprovado(a) o aluno(a) que, tendo frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), tiver alcançado média semestral igual ou superior a 7,0 (sete), ou média final igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização de exame.

File download
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1