Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.17)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-FSE001
Nome: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Compreensão da função social da escola na contemporaneidade. A escola como uma questão pública. Educação como direito. Temas atuais e/ou de complexidade conceitual no âmbito da escola de Educação Básica.
Referências: Básica: GALLO, Sílvio; MENDONÇA, Samuel. A escola uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020. LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. MASSCHELEIN, Jan, SIMONS, Marten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013. Complementar BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. BIESTA, Gert. A redescoberta do ensino. Petrópolis: João Paulo Editores, 2020. COSTA, Marisa Vorraber (Org). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP & A, 2003. COLLET, Jordi; GRINBERG, Silvia. Hacia uma escola para lo cómun: Debates, luchas y propuestas en América Latyna y España. España: Laz Razas, 2021. MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro, NETTO, Maria Jacinta Vargas, KOHAN, Walter Omar. Encontrar Escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. MOSÉ, Viviane (Org). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015 SILVA, Tadeu Tomaz da Silva. Liberdades Reguladas. A Pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1 vrc4.8.6_20a