Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.17)
Código: FAR-PPB001
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Relação Estado e Educação. Processos de mobilização social e suas repercussões nas políticas educacionais. Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estrutura e funcionamento da Educação Básica e das políticas educacionais brasileiras na contemporaneidade. Autonomia e gestão democrática na escola. Sistemas nacionais de avaliação.
Referências: Básica BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. EDUCAR EM REVISTA, UFPR, v. 37, 2021 - Dossiê “Implementação de Políticas Públicas para o Combate às Desigualdades Educacionais”. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/3143 SAVIANI, Dermeval. A lei da educação: LDB - trajetória, limites e perspectivas. 13a. ed. Campinas: Autores Associados, 2016. Complementar ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 39, n. 1, p. 177-194, mar. 2013 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000100012&lng=pt&nrm=iso ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova [online]. 2020, n.110, pp.189-214. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200189&lng=en&nrm=iso>. FONSECA, Marília. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cad. CEDES, Campinas , v. 29, n. 78, p. 153-177, Ago. 2009 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200002&lng=en&nrm=iso LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed., rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 10, n. 19, june 2016. ISSN 1981-1969. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/50214>. TAVARES JUNIOR, Fernando. Pesquisa social em educação e o sucesso educacional no Brasil. Lua Nova [online]. 2020, n.110, pp.133-154. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200133&lng=en&nrm=iso>.

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