Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORD. DE ENSINO MEDIO E TECNICO (IBIRUBA) (11.01.11.01.04)
Curso: MECÂNICA - INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - 003 (MT) - Ibirubá
Código: IBI-QUI303
Nome: QUÍMICA III
Carga Horária Teórica: 66 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 66 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Ementa/Descrição: CÁLCULOS QUÍMICOS (Prever fórmulas: mínima, percentual e molecular, Compreender conceitos relativos à massa atômica, massa molecular, quantidade de matéria, constante de Avogadro e massa molar, Volume Molar); ESTUDO DOS GASES (Conhecer os fatores que influenciam nos gases: temperatura absoluta, pressão e volume; Compreender as transformações gasosas e suas relações com o cotidiano; Aplicar a equação de Clapeyron), CÁLCULO ESTEQUIMÉTRICO (Saber o que significam leis ponderais, Estender as principais relações entre os coeficientes da equação química e as quantidades de substâncias participantes do processo – cálculo estequiométrico), Soluções (Compreender os conceitos básicos sobre soluções e solubilidade), PROPRIEDADES COLIGATIVAS (Compreender que existe dependência entre as propriedades coligativas e a concentração do soluto em solução, procurando estabelecer relações com os fenômenos da natureza e do cotidiano ), TERMOQUÍMICA (Compreender os conceitos básicos de termoquímica: Entalpia; Fatores que influem na variação da entalpia; Calor de reação), ELETROQUÍMICA (Entender o aproveitamento pratico do fenômeno de transferência de elétrons para converter energia química em energia elétrica. Compreender e utilizar tabelas de potenciais de redução e de oxidação. Compreender o uso dos potenciais de redução e oxidação na montagem das pilhas, prevendo seu funcionamento. Entender o conceito de força eletromotriz. Compreender os processos de eletrólise aquosa e ígnea. Entender as leis que regem a parte quantitativa dois fenômenos ligados a eletrólise.), CINÉTICA QUÍMICA (Entender o significado de velocidade de reação; Conhecer os fatores que influenciam a velocidade das reações e entender as suas variações) , EQUILÍBRIO QUÍMICO (molecular e iônico) ( Compreender o significado de constante de equilíbrio; Entender o deslocamento de equilíbrio; Entender os processos que envolvem equilíbrio iônico, ph e pOH e a hidrólise de sais ).

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