Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORD. DE ENSINO MEDIO E TECNICO (IBIRUBA) (11.01.11.01.04)
Curso: MECÂNICA - INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - 003 (MT) - Ibirubá
Código: IBI-QUI103
Nome: QUÍMICA I
Carga Horária Teórica: 100 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 100 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Ementa/Descrição: ESTRUTURA ATÔMICA (Perceber a noção e a evolução das teorias atômicas de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e o Atual, relacionando as características ao modelo; Conhecer a notação e nomenclatura química de elementos; Compreender as principais fórmulas químicas; Saber os conceitos de átomo, molécula e íon; Conceituar e identificar isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos, efetuando cálculos de prótons, elétrons, nêutrons e número de massa; Compreender e utilizar o diagrama de Linus Pauling, realizando a distribuição eletrônica em níveis e subníveis; Reconhecer a terminologia própria da distribuição, dentre as quais: Camada de valência - Subnível mais energético - Distribuição irregular, de íons, utilizando gases nobres - Números quânticos.); TABELA PERIÓDICA ( Conhecer o histórico da Tabela Periódica e Entender a relação entre a Tabela Periódica e a Distribuição eletrônica); LIGAÇÕES QUÍMICAS (Compreender conceitos fundamentais sobre ligações entre átomos; Compreender a Teoria das Ligações Químicas a partir das propriedades macroscópicas dos compostos e Identificar os diferentes tipos de ligações interatômicas); REAÇÕES QUÍMICAS ( Compreender a interação das espécies químicas com agentes externos do ambiente e a influência de fatores que possam modificar essas interações e Compreender as reações químicas que acontecem no cotidiano) FUNÇÕES INORGÂNICAS ( Conhecer a formulação, nomenclatura e classificação geral em cada função química inorgânica; Compreender e utilizar tabelas, tais como de cátions, de ânions, solubilidade e NOx variáveis; Perceber as funções inorgânicas no cotidiano e Saber construir nomenclaturas e construir as fórmulas a partir dessas) COMPOSTOS ORGÂNICOS (Conhecer a evolução da química orgânica; Demonstrar a hibridação do carbono, Boro e Berílio; Entender as ligações entre átomos de Carbonos); FUNÇÕES ORGÂNICAS (Conceituar, classificar e conhecer a nomenclatura oficial e usual de compostos orgânicos;

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